Atlético Madrid x Barcelona

O estádio Metropolitano será o palco da partida mais aguardada da 10ª rodada da LaLiga. Trata-se do tradicional clássico do futebol espanhol entre Atlético de Madrid x Barcelona, que se enfrentarão na tarde deste sábado (21), a partir das 17:00 (horário de Brasília).

Atlético de Madrid

Arrasador! Assim podemos definir o início dos colchoneros na LaLiga, não à toa, o Atlético de Madrid é a única equipe invicta até o momento na competição. Apesar de ocuparem o terceiro posto na classificação com 17 pontos, é importante salientar que os comandados de Diego Simeone são donos da melhor campanha no torneio com 81% de aproveitamento, já que eles têm dois jogos a menos em relação à Real Sociedad e Villarreal, isto é, o líder e o vice-líder do campeonato, respectivamente.
Em contrapartida, o único revés sofrido pelo Atleti na atual temporada ficou marcado de forma bastante negativa, visto que o time foi goleado pelo Bayern por 4 a 0, na estreia de ambos pela Champions League.
O departamento médico rojiblanco vetou a presença dos lesionados Stefan Savic, Hector Herrera, Mario Hermoso e Sime Vrsaljko. Além deles, os uruguaios Lucas Torreira e Luis Suárez também não estarão em campo por conta do coronavírus.

Barcelona

Do outro lado, o Barcelona desembarca na capital espanhola com a confiança em baixa, tendo em vista a péssima campanha dos catalães na LaLiga. Para se ter uma ideia, o Barça ocupa somente a oitava posição no campeonato contabilizando míseros 11 pontos em 7 jogos – 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas -, registrando assim, 52,7% de aproveitamento na competição.
No entanto, vale ressaltar que os pupilos de Ronald Koeman seguem em franca ascensão, tanto é, que eles não perdem desde o revés no El Clásico por 3 a 1. De lá para cá, o conjunto blaugrana somou três triunfos e um empate em quatro compromissos, lembrando que no último deles, o Barça atropelou o Betis por 5 a 2.
Os jogadores Sergio Busquets, Ronald Araujo e Ansu Fati estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas contusões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto, aponta que ambas equipes se enfrentaram 235 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Barcelona que coleciona 106 vitórias mediante 73 triunfos do Atlético de Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 56 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes ocorreu em junho deste ano no Camp Nou, pela 33ª rodada da edição anterior da LaLiga. Na ocasião, a partida terminou empatada em 2 a 2.
A propósito deve-se recordar que o Atlético de Madrid não vence o Barcelona pelo Campeonato Espanhol desde 2010, quer dizer, há exatamente uma década. Em 20 jogos realizados no período, foram 14 vitórias do Barça e seis empates.
Curiosamente, o Barcelona é o maior algoz do técnico Diego Simeone. O treinador argentino acumula o montante de 15 derrotas, 10 empates e apenas 3 vitórias, em 28 embates contra os catalães.

Escalações

Atlético de Madrid (4-4-2): Oblak; Trippier, Felipe, Giménez e Renan Lodi; Llorente, Kondogbia, Koke, Saúl Ñíguez; João Félix e Corrêa. Técnico: Diego Simeone.

Barcelona (4-2-3-1): Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Pjanic e de Jong; Dembélé, Messi e Pedri; Griezmann. Técnico: Ronald Koeman.

Previsão

Infelizmente a Covid-19 tirou Luis Suárez do primeiro duelo contra o seu ex-clube. Ainda assim, podemos esperar um grande jogo no estádio Metropolitano.
As péssimas fases de Real Madrid e Barcelona certamente aumentam as chances do Atlético de Madrid conquistar o título espanhol nesta temporada, uma façanha que os colchoneros não alcançam desde 2012/13. Pois é, e mesmo a duríssima derrota sofrida frente o Bayern parece não ter abalado o Atleti, haja vista a sequência de quatro vitórias e um empate obtida pelo time desde então. Aliás, isso também evidencia o equilíbrio emocional dos rojiblancos, detalhe importante para equipes que buscam ser campeãs.
Contudo, nada está perdido para o Barça. Apesar do momento desfavorável, o histórico do confronto demonstra a enorme superioridade dos catalães sobre os madrilenhos na última década. Além disso, a série de desfalques dos anfitriões é outro fator que equilibra ainda mais a partida.
Palpite: Atlético Madrid 1 x 1 Barcelona

Deixar um comentário

Menu