Ajax x PSV

A Johan Cruijff Arena será o palco do clássico deste domingo (10) entre Ajax x PSV, isto é, os atuais líder e vice-líder da Eredivisie. O primeiro De Topper do ano e da temporada 2020/21, terá início a partir das 12:45 (horário de Brasília).

Ajax

O Ajax não se despediu de 2020 da maneira que gostaria, isso porque os Godenzonens visitaram o Willem II, equipe que está lutando contra o rebaixamento na Eredivisie, em seu último compromisso no ano, e regressaram de Tilburgo com um amargo empate por 1 a 1 na bagagem, já que além dos comandados de Erik ten Hag terem saído na frente do placar – com um gol do brasileiro Antony -, eles terminaram a partida registrando 74% de posse de bola e realizando o montante de 32 finalizações.
Ainda assim, o Ajax conseguiu se manter na liderança da Eredivisie, porém a vantagem em relação ao PSV, vice-colocado na tabela, caiu para um ponto (34 a 33). Contudo, não devemos desconsiderar o fato de que o time de Amsterdam é dono tanto do melhor ataque quanto da melhor defesa da competição, colecionando 52 gols marcados e somente 10 sofridos em 14 jogos.
Os jogadores Mohammed Kudus e Lassina Traoré estão fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

PSV Eindhoven

Enquanto isso, o PSV desembarca na capital holandesa com a confiança totalmente em alta, haja vista as goleadas aplicadas pelos Boerens sobre o RKC Waalwijk e VVV-Venlo, ambas por 4 a 1, antes da pausa de inverno do futebol holandês. Deste modo, os pupilos de Roger Schmidt chegaram ao quinto triunfo seguido considerando todas as competições, enquanto eles permanecem invictos há OITO compromissos pela Eredivisie.
Contabilizando 33 pontos em 14 jogos – 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota -, o PSV encostou pra valer no Ajax na tabela da Eredivisie, diminuindo a distância em relação ao líder para um ponto. Logo, um triunfo na Johan Cruijff Arena significa que os Boerens alcançarão a liderança do campeonato pela primeira vez desde meados de outubro.
O departamento médico do PSV vetou a presença dos atletas Armando Obispo, Marco van Ginkel, Erick Gutiérrez e Donyell Malen, em virtude de contusões.

Você sabia?

O registro histórico do confronto aponta que o De Topper já foi disputado 145 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Ajax, que soma 60 vitórias mediante 57 triunfos do PSV, ao passo que o empate prevaleceu em outras 28 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais holandeses ocorreu em fevereiro do ano passado na própria Johan Cruijff Arena, em partida válida pela 21ª rodada da edição anterior da Eredivisie. Na ocasião, o Ajax bateu o PSV pelo placar mínimo, graças ao tento salvador de Quincy Promes aos 35 minutos da etapa inicial. A propósito, é importante salientar que os Boerens não vencem os Godenzonens há exatos quatro compromissos, assinalando três derrotas e um empate neste período.
Vale ressaltar ainda, que o De Topper reunirá os dois maiores vencedores do Campeonato Holandês, lembrando que o Ajax acumula o montante de 34 títulos contra 24 conquistas do PSV.
Curiosamente, este será o primeiro embate pessoal entre os treinadores Erik ten Hag e Roger Schmidt.

Escalações

Ajax (4-2-3-1): Onana; Mazraoui, Schuurs, Daley Blind e Tagliafico; Gravenberch e Klaassen; Antony, Labyad e Tadic; Huntelaar. Técnico: Erik ten Hag.

PSV (4-4-2): Mvogo; Dumfries, Jordan Teze, Boscagli e Philipp Max; Gotze, Hendrix, Sangaré e Ihattaren; Gakpo e Madueke. Técnico: Roger Schmidt.

Previsão

O tradicional clássico do futebol holandês entre Ajax x PSV, marcará a estreia da Eredivisie em 2021. E como se isso não bastasse, o vencedor do De Topper encerrará a 15ª rodada na liderança do campeonato. Portanto, não restam dúvidas de que teremos um confronto pra lá de agitado em Amsterdam.
A distância de um ponto que separa Ajax e PSV na classificação da Eredivisie, demonstra o enorme equilíbrio existente entre os dois times na atualidade. Apesar disso, seria um equívoco desconsiderar o favoritismo dos Godenzonens, tendo em vista que eles jogarão na Johan Cruijff Arena, aonde não perdem do arquirrival há mais de cinco anos. E para piorar ainda mais a situação, o PSV não poderá contar com o lesionado Donyell Malen, ou seja, nada mais do que o artilheiro da equipe na temporada, o que certamente, diminuirá o poderio ofensivo dos visitantes.
Palpite: Ajax 2 x 0 PSV

Deixar um comentário

Menu