Milan x Internazionale

Milão vai parar na manhã deste domingo (21), isso porque os eternos rivais Milan e Internazionale estarão frente a frente em um clássico que vale a liderança do Calcio. O Derby della Madonnina começa a partir das 11:00 (de Brasília), no mítico estádio San Siro.

AC Milan

Após passar 21 rodadas no topo da tabela do Calcio, o Milan, simbólico campeão do primeiro turno da Serie A, foi destronado pela rival Internazionale. E tudo em função da inesperada derrota diante do Spezia por 2 a 0, resultado este, que manteve os comandados de Stefano Pioli com 49 pontos. Aliás, é importante salientar que os três reveses sofridos pelos rossoneros até aqui no campeonato, ocorreram justamente em 2021.
Tendo como principal objetivo retomar a liderança do Calcio, o treinador Stefano Pioli mandou o Milan à campo com uma formação alternativa na última quinta-feira para encarar o Estrela Vermelha pela fase 16-avos-de-final da Europa League, lembrando que o time italiano regressou de Belgrado com o empate por 2 a 2 na bagagem.
Os jogadores Daniele Bonera, Ismael Bennaccer e Brahim Díaz estão fora de combate, em virtude de suas respectivas contusões.

Inter de Milão

A caminhada da Internazionale rumo ao tão sonhado scudetto italiano ficou menos tortuosa depois da precoce eliminação dos nerazzurris na fase de grupos da Champions League, afinal, com a queda no torneio continental, eles puderam se dedicar única e exclusivamente à Serie A, ao contrário de seus principais concorrentes na briga pelo título.
Ainda assim, a Inter de Milão só conseguiu alcançar a liderança do Calcio após o triunfo contra a Lazio por 3 a 1 no último domingo, que por sinal, foi a SEXTA partida seguida sem derrotas do esquadrão de Antonio Conte na competição, somando 4 vitórias e dois empates neste período. Consequentemente, os nerazzurris chegaram aos 50 pontos na tabela, ou seja, um a mais em relação ao vice-colocado Milan.
O departamento médico interista vetou a presença do meia Stefano Sensi, em decorrência de uma problema muscular.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Derby della Madonnina já foi disputado 211 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Internazionale, que contabiliza 77 vitórias mediante 69 triunfos do Milan, ao passo que o empate prevaleceu em outras 65 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes ocorreu no mês passado, em partida válida pelas quartas-de-final da Copa da Itália 2020/21. Na ocasião, a Inter despachou o Milan do torneio ao vencê-lo por 2 a 1, com gols de Romelu Lukaku e Christian Eriksen para o lado dos nerazzurris, à medida que Zlatan Ibrahimovic descontou a favor dos rossoneros.
Curiosamente, o último Derby della Madonnina que valia a liderança do Calcio aconteceu em abril de 2011, quando o Milan bateu a Internazionale por 3 a 0. A propósito, no final daquela temporada (2010/11), o rubro-negro de Milão sagrou-se campeão italiano pela 18º vez – sendo o scudetto mais recente conquistado pelo time.

Escalações

Milan (4-2-3-1): Donnarumma; Calabria, Kjaer, Romagnoli e Theo Hernández; Kessié e Tonali; Saelemaekers, Çalhanoglu e Rebic; Ibrahimovic. Técnico: Stefano Pioli.

Inter de Milão (3-5-2): Handanovic; Skriniar, de Vrij e Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Eriksen e Perisic; Lautaro Martínez e Lukaku. Técnico: Antonio Conte.

Previsão

Quem seria capaz de imaginar que os rivais Milan e Inter brigariam diretamente pelo scudetto nesta temporada? Pois é, e como se isso não bastasse, o vencedor do Derby della Madonnina encerrará a 23ª rodada no topo da tabela da Serie A, o que torna o clássico deste domingo como uma espécie de final antecipada do campeonato, e detalhe, tudo isso pouco mais de um mês após o agitado confronto entre eles pela Copa da Itália.
Apesar de estarem separados por um mísero ponto na tabela do Calcio, não restam dúvidas de que a Internazionale é bastante superior tecnicamente em relação ao Milan, haja vista os grandes investimentos realizados pelos nerazzurris desde a chegada de Antonio Conte ao clube. Por esta razão, já se imaginava que eles seriam os principais candidatos a colocar um fim na hegemonia da Juventus no futebol italiano, diferentemente dos rossoneros, que iniciaram a temporada vislumbrando conquistar uma vaga na próxima edição da Champions League.
Palpite: Milan 1 x 2 Internazionale.

Deixar um comentário

Menu