Turquia x Itália

O mítico estádio Olímpico de Roma será o palco da tão aguardada partida entre Turquia x Itália, que abrirá a edição de 2020 da Eurocopa na tarde desta sexta-feira (11). A estreia de turcos e italianos, situados no grupo A do torneio, começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Itália

Apesar do longo jejum de mais de cinco décadas sem erguer o caneco da Eurocopa, a Itália é apontada como uma das principais favoritas ao título continental este ano. Aliás, a goleada da Azzurra sobre a República Tcheca na última partida antes do início da Euro2020, retrata o ótimo momento vivido pelo selecionado italiano.
Entretanto, é importante salientar que um dos grandes responsáveis pelo “ressurgimento” da Itália é o treinador Roberto Mancini, que assumiu o comando dos tetracampeões mundiais em 2018, e de lá para cá mudou por completo a cara da seleção. Não à toa, os italianos estão invictos há exatos 27 compromissos, somando oito vitórias nos últimos oito jogos disputados. Além disso, sob a batuta de Roberto Mancini, a Azzurra balançou as redes o montante de 73 vezes e sofreu apenas 14 gols em 30 partidas.
Devido a uma lesão muscular, o meio-campista Lorenzo Pellegrini corre o risco de ser cortado da seleção italiana. Caso isso aconteça, Gaetano Castrivilli, da Fiorentina, será o seu substituto no plantel.

Turquia

Do outro lado, os turcos desembarcam em solo italiano repletos de expectativas em relação ao sucesso de sua seleção na Eurocopa, afinal, Senol Gunes, aquele mesmo que conduziu as Estrelas Crescentes às semifinais da Copa do Mundo de 2002, reassumiu o comando da Turquia em 2019 e a dirigirá na Euro2020. A propósito, vale ressaltar que o selecionado mais jovem do torneio europeu com uma média de idade inferior a 25 anos, perdeu apenas três das 26 partidas disputadas desde o retorno do ex-técnico do Besiktas.
Além do mais, o excelente desempenho defensivo da Turquia é outro fator que anima os torcedores turcos e, certamente, preocupa os italianos. Para se ter uma ideia, os comandados de Senol Gunes sofreram somente três tentos, e não foram vazados em oito dos dez jogos realizados por eles nas Eliminatórias da Euro2020, lembrando que naquela oportunidade, as Estrelas Crescentes estavam situados no mesmo grupo da França, ou seja, nada menos do que a atual campeã do mundo.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que as duas seleções se enfrentaram dez vezes ao longo da história, e a vantagem é da Itália, que soma sete vitórias contra NENHUM triunfo dos turcos.
Considerando apenas partidas válidas pela Eurocopa, ambos se encontraram em três oportunidades até aqui, sendo que todos terminaram com a vitória da Itália. O duelo mais recente entre eles no torneio, ocorreu pela fase de grupos da edição de 2000 da Eurocopa, quando a Azzurra bateu as Estrelas Crescentes por 2 a 1 no estádio GelreDome, na Holanda.
Curiosamente, a Itália corre em busca de seu segundo título da Eurocopa, tendo em vista que os italianos já conquistaram a competição em 1968, ao contrário da Turquia, que tem como melhor campanha no torneio, ter sido semifinalista em 2008.
Após quebrar o recorde de Vittorio Pozzo ao conquistar onze vitórias consecutivas à frente da seleção italiana, o treinador Roberto Mancini recentemente superou o lendário Marcelo Lippi como o técnico com a maior invencibilidade no comando da Azzurra, acumulando 27 jogos sem derrotas no cargo.

Escalações

Turquia (4-1-4-1): Çakir; Çelik, Demiral, Soyuncu e Meras; Yokuslu; Yazici, Tufan, Çalhanoglu e Under; Yilmaz. Técnico: Senol Gunes.

Itália (4-3-3): Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini e Spinazzola; Barella, Jorginho e Locatelli; Berardi, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Previsão

Depois de um ano de espera, enfim a bola vai rolar na 16ª edição da Eurocopa, que trará como principal novidade, o fato de ter onze países sedes na primeira fase do torneio, sendo a Itália, um deles. Por esta razão, embora os italianos sejam visitantes na partida de abertura da Euro2020 contra os turcos, eles atuarão em seus domínios, o que já os coloca como favoritos à vitória no estádio Olímpico.
Contudo, o favoritismo da Itália não deve-se única e exclusivamente em relação ao fator campo, afinal, a Azzurra vem praticando um excelente futebol, haja vista os seus 27 jogos de invencibilidade. Apesar disso tudo, os italianos não terão vida fácil em sua estreia na Eurocopa, já que a Turquia também atravessa uma ótima fase desde a chegada do técnico Senol Gunes. A maior dificuldade dos tetracampeões mundiais será balançar as redes dos turcos, algo que a França, por exemplo, só conseguiu fazer uma vez em duas partidas disputadas contra as Estrelas Crescentes nas Eliminatórias da Euro2020.
Palpite: Itália 1 x 0 Turquia

Deixar um comentário

Menu