Inglaterra x Croácia

Na manhã deste domingo (13), ingleses e croatas reeditarão uma das semifinais da Copa do Mundo de 2018 no estádio de Wembley, visto que ambos se enfrentarão pela 1ª rodada da fase de grupos da Euro2020. O duelo entre Inglaterra x Croácia começa a partir das 10:00 (de Brasília).

Inglaterra

A campanha da Inglaterra nas Eliminatórias da Eurocopa, já a credencia como uma das principais favoritas ao título europeu, afinal, os comandados de Gareth Southgate ganharam sete dos oito jogos realizados pela competição, lembrando que naquela oportunidade, eles balançaram as redes adversárias o montante de 37 vezes, registrando assim, uma incrível média de 4,6 gols por partida no torneio.
Ademais, é importante salientar que o English Team obtém 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2022, e venceu os seus últimos seis compromissos. Deste modo, fica evidente porque os ingleses encontram-se eufóricos para acompanhar a estreia de sua seleção na Euro2020.
Por fim, o departamento médico do selecionado inglês vetou a presença do zagueiro Harry Maguire, em decorrência de uma lesão nos ligamentos do tornozelo.

Croácia

Apesar de ser a atual vice-campeã do mundo, a Croácia teve uma acentuada queda de rendimento depois do Mundial de 2018, principalmente em função das aposentadorias de Ivan Rakitic e Mario Mandzukic de suas respectivas carreiras internacionais. Por isso, as esperanças dos croatas estão todas depositadas em Luka Modric. No entanto, as pífias campanhas dos pupilos de Zlatko Dalic nas duas edições da Liga das Nações da UEFA em 2018-19 e 2020-21, demonstram que o craque do Real Madrid segue em baixa com a seleção.
Vale ressaltar ainda, que a Vatreni venceu apenas quatro dos 13 jogos disputados desde o vice-título mundial, contabilizando sete derrotas e dois empates nas demais partidas realizadas no período. Além disso, o empate em 1 a 1 diante da Armênia e o revés pelo placar mínimo frente à Bélgica nos amistosos preparatórios dos croatas para a Euro2020, retratam que eles não atravessam uma boa fase.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ingleses e croatas se enfrentaram dez vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Inglaterra, que soma cinco vitórias mediante três triunfos da Croácia, ao passo que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
Contudo, duelo mais emblemático disputado entre as duas seleções ocorreu pelas semifinais da Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, eles empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, porém o tento de Mario Mandzukic aos 4 minutos do segundo tempo da prorrogação, garantiu aos croatas a inédita vaga na decisão do Mundial da Rússia.
Curiosamente, a Inglaterra não venceu nenhum dos oito jogos de estreia pela Eurocopa, obtendo 5 empates e três derrotas até aqui, ao contrário dos croatas, que seguem invictos em suas primeiras partidas pela competição, colecionando 4 vitórias e um empate. Entretanto, os ingleses jamais perderam jogos válidos por torneios oficiais no estádio de Wembley.

Escalações

Inglaterra (3-4-2-1): Pickford; Walker, John Stones e Luke Shaw; Trippier, Rice, Phillips e Chilwell; Mason Mount e Grealish; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Croácia (4-2-3-1): Livakovic; Vrsaljko, Vida, Caleta-Car e Barisic; Brozovic e Kovacic; Rebic, Modric e Perisic; Petkovic. Técnico: Zlatko Dalic.

Previsão

A estreia de ingleses e croatas na Euro2020 nos promete fortes emoções, especialmente porque a Inglaterra ainda está engasgada com a Croácia desde a eliminação nas semifinais da Copa de 2018. Embora ambos tenham se enfrentado duas vezes depois daquele histórico embate, Harry Kane, Jack Grealish, Kyle Walker e companhia, estão sedentos para vingar a derrota sofrida em Moscou.
Apesar das seis vitórias nos últimos seis jogos, a Inglaterra chega pressionada na Eurocopa, sobretudo por conta das recentes más apresentações do English Team contra Áustria e Romênia. No entanto, é inquestionável o fato de que os anfitriões são favoritos à vitória na tarde deste domingo, haja vista a qualidade técnica da equipe comandada por Gareth Southgate. Ainda assim, é importante os ingleses atuarem com a luz de alerta acesa, afinal, eles não costumam ter sorte em estreias, vide o empate frente à Albânia (1 a 1) na Euro2016.
Palpite: Inglaterra 2 x 0 Croácia

Deixar um comentário

Menu