Itália x Suíça

O estádio Olímpico de Roma será o palco do confronto desta quarta-feira (16) entre Itália x Suíça, válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Euro2020. O duelo envolvendo italianos e suíços começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Itália

A fantástica estreia da Azzurra na Euro2020, deixou claro porque os italianos são um dos principais candidatos ao título da atual edição do torneio continental. Pois é, depois de um primeiro tempo amarrado diante da Turquia, os comandados de Roberto Mancini voltaram com tudo após o intervalo, e com gols de Merih Demiral (contra), Ciro Immobile e Lorenzo Insigne, eles não apenas garantiram o triunfo por 3 a 0 frente os turcos como também estenderam a sua invencibilidade para 28 jogos seguidos sem derrotas, colecionando 23 vitórias e cinco empates neste período, lembrando que a Itália venceu os seus últimos NOVE compromissos.
Líder do grupo A da Euro2020 com 3 pontos, a Azzurra precisa de um simples empate neste jogo contra a Suíça para garantir a sua vaga nas oitavas-de-final da competição.
Os jogadores Alessandro Florenzi e Lorenzo Pellegrini estão fora de combate em virtude de suas respectivas lesões.

Suíça

Do outro lado, a Suíça desembarca pressionadíssima na capital italiana, e tudo em função do empate diante de País de Gales, o seu adversário mais fraco do grupo, na rodada inicial da Euro2020. Apesar dos pupilos de Vladimir Petkovic terem saído na frente do placar através do tento de Breel Embolo, eles não conseguiram segurar o resultado e voltaram de Baku com o empate em 1 a 1 na bagagem. Com isso, os suíços ficaram em uma situação pra lá de complicada na competição, tendo em vista que eles precisarão vencer pelo menos um dos próximos dois jogos contra Itália e Turquia, para se manterem com condições de avançar à fase mata-mata do torneio.
Para finalizar, é importante salientar que embora a Nati esteja invicta há exatos sete compromissos, acumulando 5 vitórias e dois empates nestes jogos, o seu desempenho recente da pela Eurocopa não é nada animador, já que o selecionado suíço foi eliminado na fase de grupos em três das quatro vezes que disputou o campeonato até hoje.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que italianos e suíços se enfrentaram 57 vezes na história, e a vantagem é da Itália, que contabiliza 28 vitórias mediante 7 triunfos da Suíça, ao passo que o empate prevaleceu em outras 22 oportunidades.
Curiosamente, a Itália mantém-se invicta há oito jogos diante da Suíça. Para se ter uma ideia, a última vitória dos suíços frente os italianos ocorreu em maio de 1993 (1 a 0), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. De lá para cá, foram 4 vitórias da Azzurra e 4 empates, em oito jogos disputados entre as duas seleções.
Vale ressaltar ainda, que a melhor campanha da Suíça em Eurocopas ocorreu na edição anterior do torneio, quando a Nati avançou às oitavas-de-final da competição. Enquanto isso, a Azzurra não ergue o caneco da Euro desde 1968.
Caso a Itália vença a Suíça no estádio Olímpico, os tetracampeões mundiais conquistarão uma sequência de dez vitórias consecutivas pela segunda vez ao longo de sua gloriosa trajetória.

Escalações

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Spinazzola; Barella, Jorginho e Locatelli; Berardi, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Suíça (3-4-1-2): Sommer; Elvedi, Akanji e Fabian Schar; Mbabu, Xhaka, Freuler e Ricardo Rodriguez; Shaqiri; Embolo e Seferovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Previsão

Apesar de mais pressionada, a Suíça deve entrar em campo com uma postura cautelosa na tarde desta quarta-feira. A começar porque sair de campo com um ponto já estaria de ótimo tamanho aos suíços, que entrariam na última rodada da fase de grupos da Euro2020 com chances de classificação às oitavas-de-final. Além disso, a Nati enfrentará o oponente mais forte do grupo, que estará jogando em casa, diante de sua pulsante torcida. Deste modo, é esperado que os tetracampeões mundiais dominem as ações do jogo ao longo dos noventa minutos, assim como ocorreu na partida de estreia contra a Turquia.
Por fim, o fato da Suíça ter jogado a primeira partida da Euro2020 em Baku, certamente a prejudicará em termos físicos, haja vista a longa distância de 4.345 km percorrida pelos suíços para se deslocarem até Roma, algo que a Itália não precisou encarar. Isto posto, tudo nos leva a crer que a Azzurra deixará o estádio Olímpico com a vaga na próxima fase da competição assegurada.
Palpite: Itália 2 x 0 Suíça

Deixar um comentário

Menu