Holanda x Áustria

O vencedor do confronto desta quinta-feira (17) entre holandeses e austríacos estará automaticamente classificado à próxima fase da Euro2020. O duelo envolvendo os líderes do grupo C do torneio começa a partir das 16:00 (de Brasília), na Johan Cruijff Arena.

Holanda

Apesar de ter protagonizado o melhor jogo da Euro2020 até aqui, a Oranje está longe de ser uma seleção confiável, e podemos usar o jogo de estreia dos holandeses na competição – contra a Ucrânia – para justificar esta afirmação, pois mesmo após abrir uma boa vantagem de 2 a 0 no placar, o esquadrão de Frank de Boer permitiu com que os ucranianos chegassem ao empate aos 35 minutos da segunda etapa. Entretanto, o gol de Denzel Dumfries a cinco minutos do término da partida, garantiu a suada vitória da Holanda por 3 a 2 na Johan Cruijff Arena.
Contudo, é importante salientar que o setor ofensivo holandês apresenta-se efetivo neste período recente, visto que a Oranje balançou as redes adversárias o montante de 17 vezes nos últimos cinco jogos disputados.
O departamento médico da Holanda decidiu cortar o meio-campista Donny van de Beek da Euro2020, em decorrência de uma contusão na virilha.

Áustria

Enquanto isso, a Áustria chega com a confiança em alta para encarar a Holanda em Amsterdam, afinal, o triunfo dos austríacos por 3 a 1 sobre a Macedônia do Norte no domingo passado, acabou sendo o primeiro do Wunderteam em Eurocopas. Pois é, depois de um empate em 1 a 1 nos primeiros noventa minutos de jogo, os comandados de Franco Foda voltaram com tudo na segunda etapa, e com tentos de Michael Gregoritsch e Marko Arnautovic, aos 33 e 44 minutos, respectivamente, conquistaram não apenas a histórica vitória no torneio continental, como também, a liderança do grupo C da competição devido ao saldo de gols.
Ainda assim, vale ressaltar que os austríacos enfrentaram o adversário mais fraco do grupo em sua estreia na Euro2020. Além disso, eles venceram somente duas das últimas sete partidas realizadas, o que demonstra que a inédita classificação da Áustria à fase mata-mata do torneio está longe de estar garantida.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que holandeses e austríacos se enfrentaram 18 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Holanda, que contabiliza oito vitórias mediante seis triunfos da Áustria, ao passo que o empate prevaleceu em outras quatro oportunidades.
O duelo mais emblemático disputado entre as duas seleções até hoje, ocorreu pela fase de grupos da Copa do Mundo de 1978. Na ocasião, os holandeses golearam os austríacos por 5 a 1 no estádio Olímpico de Córdoba.
Curiosamente, a Holanda venceu os últimos SEIS compromissos frente à Áustria. Para se ter uma ideia, a vitória mais recente dos austríacos sobre os holandeses deu-se em um amistoso realizado em 1990, que terminou 3 a 2 para o Wunderteam.
Para finalizar, a Holanda corre em busca de se segundo título europeu, tendo em vista que a Oranje ergueu o caneco da Eurocopa em 1988, diferentemente da Áustria, que disputou somente as edições de 2008 e 2016 do torneio, sem nunca ter superado a fase de grupos do mesmo.

Escalações

Holanda (3-5-2): Stekelenburg; Aké, De Vrij e Blind; Dumfries, De Roon, De Jong, Wijnaldum e Van Aanholt; Depay e Weghorst. Técnico: Frank de Boer.

Áustria (3-5-2): Bachmann; Dragovic, Alaba e Hinteregger; Lainer, Laimer, Schlager, Sabitzer e Ulmer; Baumgartner e Kalajdzic. Técnico: Franco Foda.

Previsão

As vitórias de holandeses e austríacos em suas respectivas estreias na Euro2020, poderiam sinalizar que ambos realizarão uma partida morna na tarde desta quinta-feira, afinal, basta um simples empate para que os dois se classifiquem às oitavas-de-final da competição. No entanto, são praticamente nulas as chances de vermos a Holanda jogando de maneira conservadora, o que significa que teremos um duelo repleto de gols na Johan Cruijff Arena.
E como não poderia deixar de ser, a Holanda é a principal candidata à vitória em Amsterdam, especialmente se considerarmos a enorme superioridade técnica dos holandeses em relação aos austríacos, que para piorar a ainda mais a situação, não poderão contar com o goleador Marko Arnautovic. Por fim, outros aspectos como tradição, retrospecto de jogos, além do fator campo, também evidenciam o favoritismo da Oranje.
Palpite: Holanda 3 x 1 Áustria


Deixar um comentário

Menu