Inglaterra x Escócia

Um dos maiores clássicos do futebol mundial agitará a Euro2020 na tarde desta sexta-feira (18), tendo em vista que Inglaterra e Escócia se encontrarão pela 2ª rodada da fase de grupos do torneio. O histórico duelo entre ingleses e escoceses, começa a partir das 16:00 (de Brasília), no mítico estádio de Wembley.

Inglaterra

O tento marcado por Raheem Sterling foi suficiente para a Inglaterra superar a Croácia (1 a 0) em sua estreia na Euro2020. Pois é, mas apesar da vitória apertada, os comandados de Gareth Southgate não sofreram nenhum susto ao longo da partida, que teve o meio-campista Kalvin Phillips e o próprio Sterling, como principais destaques.
Ademais, é importante salientar que os Three Lions conquistaram o seu sétimo triunfo seguido, sendo que eles foram vazados uma única vez neste período. Para se ter uma ideia, a última derrota sofrida pelos ingleses deu-se em novembro do ano passado, quando os campeões mundiais caíram diante da Bélgica por 2 a 0, em partida válida pela Liga das Nações da UEFA 2020/21.
O departamento médico inglês decidiu cortar o goleiro Dean Henderson da Euro2020, em decorrência de uma lesão no quadril. Além dele, o zagueiro Harry Maguire também está fora de combate, porém com grandes chances de retornar no próximo compromisso da Inglaterra.

Escócia

Retornar à Eurocopa após 24 anos e, além disso, tendo a grata oportunidade de estrear em casa pelo torneio continental, parecia ser um sonho aos torcedores escoceses. No entanto, tudo tornou-se um verdadeiro pesadelo depois que os noventa minutos da partida contra a República Tcheca se esgotaram, visto que os pupilos de Steve Clarke sofreram uma duríssima derrota por 2 a 0 no Hampden Park, quer dizer, um resultado pra lá de negativo que os obrigará a somar no mínimo um ponto contra a rival Inglaterra no estádio de Wembley, para manter viva as chances de avançar às oitavas-de-final da competição.
Em contrapartida, vale ressaltar que o encontro mais recente envolvendo as seleções britânicas terminou empatada em 2 a 2, lembrando que naquela ooportunidade, a Escócia vencia a partida até o gol de Harry Kane marcado aos 48 minutos da segunda etapa. Portanto, embora a situação do Exército de Tartan seja complicada, ela está longe de ser impossível.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ingleses e escoceses se enfrentaram o montante de 116 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Inglaterra, que soma 50 vitórias mediante 41 triunfos dos escoceses, ao passo que o empate prevaleceu em outras 25 oportunidades.
Curiosamente, a Inglaterra perdeu apenas uma das últimas ONZE partidas contra a Escócia, colecionando oito vitórias e dois empates nos demais encontros.
Semifinalistas da Eurocopa tanto em 1968 quanto em 1996, os ingleses caíram nas oitavas-de-final da edição mais recente do torneio, à medida que os escoceses não superaram a fase de grupos nas duas vezes em que disputaram a competição em 1992 e 1996.
Os selecionados britânicos estavam situados no mesmo grupo da Euro1996, isto é, a última Eurocopa disputada pelos escoceses até então. Na ocasião, a Inglaterra bateu a Escócia por 2 a 0 no estádio de Wembley, com gols de Alan Shearer e Paul Gascoigne.

Escalações

Inglaterra (4-3-3): Pickford; Walker, Stones, Mings e Luke Shaw; Phillips, Declan Rice e Mason Mount; Sterling, Harry Kane e Phil Foden. Técnico: Gary Southgate.

Escócia (3-5-2): Marshall; Hendry, Hanley e Kieran Tierney; O’Donnell, McTominay, Armstrong, McGinn e Robertson; Lyndon Dykes, Che Adams. Técnico: Steve Clarke.

Previsão

Uma rivalidade milenar! Assim podemos definir a enorme rixa envolvendo ingleses e escoceses no mundo da bola. E como se isso não bastasse, o clássico desta sexta-feira nos apesenta outros ingredientes que o tornarão ainda mais especial, como por exemplo, o fato da Escócia ter a necessidade de no mínimo empatar para entrar na última rodada da fase de grupos da Euro2020 com condições de lutar por uma vaga nas oitavas-de-final. Por essas e outras, não restam dúvidas de que teremos um duelo pra lá de intenso no estádio de Wembley.
Como não poderia deixar de ser, a Inglaterra é a principal candidata à vitória frente os escoceses, e não apenas porque os Three Lions jogarão diante de sua torcida, mas também em função da enorme disparidade técnica entre as duas seleções.
Por fim, apesar das chances do Exército de Tartan sair de campo com os três pontos serem pequenas, elas aumentarão se o técnico Steve Clarke iniciar a partida com Billy Gilmour entre os titulares, abrindo mão de um de seus três volantes – John McGinn, Stuart Armstrong e Scott McTominay – afim de tornar o setor de criação do time mais efetivo.
Palpite: Inglaterra 2 x 0 Escócia


Deixar um comentário

Menu