Portugueses e alemães travarão uma verdadeira batalha na tarde deste sábado (19), pois ao mesmo tempo que uma vitória garantirá a classificação antecipada dos atuais campeões europeus às oitavas-de-final da competição, uma derrota culminará com o provável adeus dos tetracampeões mundiais do torneio. O duelo entre Portugal e Alemanha começa a partir das 13:00 (de Brasília), na Allianz Arena.
Portugal
A estreia da Seleção das Quinas na Euro2020 se apresentava tenebrosa aos torcedores portugueses, visto que o empate sem gols diante da Hungria parecia prevalecer em Budapeste. No entanto, o gol de Raphael Guerreiro aos 39 minutos da segunda etapa desestruturou completamente os húngaros, que ainda viram Cristiano Ronaldo balançar as redes mais duas vezes até o término da partida.
Deste modo, além dos comandados de Fernando Santos terem alcançado a liderança isolada do grupo F da Eurocopa em função do saldo de gols, Portugal também chegou a sua SÉTIMA partida seguida sem derrotas, colecionando cinco vitórias e dois empates neste período. Para se ter uma ideia, o último revés sofrido pelos portugueses deu-se em novembro do ano passado, quando eles perderam da França pelo placar mínimo no estádio da Luz. Portanto, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e companhia, seguem invictos em 2021.
O departamento médico lusitano vetou a presença do lateral João Cancelo, que testou positivo para a Covid-19 às vésperas da estreia de Portugal na Euro2020.
Com os dois tentos marcados contra a Hungria, Cristiano Ronaldo tornou-se o maior artilheiro de todos os tempos da Eurocopa com 11 gols.
Alemanha
Mas se por um lado a confiança dos portugueses segue em alta, o mesmo não podemos dizer em relação aos tetracampeões mundiais, que atravessam um momento pra lá de crítico, tanto é, que a DFB (Federação Alemã de Futebol) até já definiu que o ex-treinador do Bayern, Hansi Flick, será o sucessor de Joachim Low no comando da Mannschaft, lembrando que Low ocupa o cargo desde 2006, isto é, há exatas 15 primaveras.
Diante desta conturbada fase, a pressionada Alemanha caiu frente à França por 1 a 0 em sua estreia na Euro2020, e agora precisará somar pelo menos um ponto na partida contra os atuais campeões europeus para manter-se com condições de avançar às oitavas-de-final como vice-colocada de seu complicado grupo.
Por fim, para piorar ainda mais a situação dos alemães, os jogadores Lukas Klostermann, Matthias Ginter, Jonas Hofmann e Serge Gnabry estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas contusões.
A Alemanha não é eliminada na fase de grupos da Eurocopa desde 2004, época em que a Mannschaft era dirigida por Rudi Voller (foto).
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que portugueses e alemães se enfrentaram 18 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Alemanha, que contabiliza dez vitórias mediante três triunfos dos portugueses, ao passo que o empate prevaleceu em outras cinco oportunidades.
Curiosamente, a Alemanha venceu os últimos quatro compromissos diante de Portugal, sendo que no mais recente deles, a Mannschaft goleou a Seleção das Quinas por 4 a 0 na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.
Além de ser o maior goleador da história da Eurocopa com 11 gols, Cristiano Ronaldo é o único atleta a entrar em campo em cinco edições do torneio, já que o português também representou o seu país nos campeonatos de 2004, 2008, 2012 e 2016.
Detentora de três títulos da Eurocopa (1972, 1980 e 1996), a Alemanha, maior campeã europeia ao lado da Espanha, foi semifinalista das últimas duas edições da competição, ao contrário de Portugal, que ergueu o seu primeiro caneco continental em 2016.
A última vitória dos portugueses sobre os alemães ocorreu na edição de 2000 da Eurocopa (3 a 0). De lá para cá, a Alemanha venceu todos os quatro demais jogos disputados contra Portugal.
Escalações
Portugal (4-2-3-1): Rui Patrício; Semedo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira e Renato Sanches; Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Diogo Jota; Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.
Alemanha (4-3-3): Neuer; Emre Can, Mats Hummels e Rudiger; Kimmich, Gundogan, Kroos e Gosens; Sané, Thomas Muller e Timo Werner. Técnico: Joachim Low.
Previsão
Apesar da atual má fase, é fato que a Mannschaft tem totais condições de avançar ás oitavas-de-final da Euro2020 e fazer bonito no mata-mata, haja vista a enorme qualidade técnica dos alemães. Entretanto, a pressão sobre os pupilos de Joachim Low é tão grande, que os portugueses são os favoritos à vitória na Allianz Arena, ainda que o retrospecto de Portugal diante da Alemanha seja pífio. Além disso, a série de desfalques prejudicará os tetracampeões mundiais neste confronto, especialmente levando em consideração que Timo Werner será o substituto de Serge Gnabry no ataque, o que significa que eles encontrarão muitas dificuldades para balanças as redes.
Em contrapartida, é importante salientar que Portugal só jogou bem nos minutos finais da estreia contra a Hungria, em um jogo aonde os campeões europeus enfrentaram o adversário mais fraco do grupo. Como um empate ainda deixaria a Seleção das Quinas em uma situação confortável, este parece ser o resultado mais provável para o duelo deste sábado.
Palpite: Portugal 1 x 1 Alemanha