Ingleses ou alemães, qual deles avançará às quartas-de-final da Euro2020? A resposta para esta pergunta só saberemos após o clássico desta terça-feira (29), às 13:00 (de Brasília), no estádio de Wembley.
Inglaterra
Embora situada em um grupo tranquilo, a caminhada da Inglaterra até às oitavas-de-final da Euro2020 não foi nada fácil, tanto é, que os Three Lions só confirmaram a sua classificação graças ao tento salvador de Raheem Sterling sobre a República Tcheca, que garantiu a vitória dos ingleses sobre os tchecos pelo placar mínimo em Wembley, na última rodada da fase inicial da competição, lembrando que nos jogos anteriores, eles haviam vencido a Croácia, também por 1 a 0, e empatado sem gols contra a Escócia.
Deste modo, a Inglaterra avançou de fase como líder do grupo D, somando 7 pontos em três partidas. A propósito, vale ressaltar que os comandados de Gareth Southgate estenderam a sua invencibilidade para NOVE jogos sem derrotas, acumulando oito vitórias e um empate neste período, o que demonstra que o momento vivido pelo English Team é ótimo, ao contrário do futebol praticado pela equipe em campo.
Por precaução, tanto o lateral Ben Chilwell quanto o meia Mason Mount permanecerão isolados em quarentena, pois tiveram contato com o escocês Billy Gilmour, que testou positivo para a Covid-19.
Quatro dos últimos cinco jogos disputados pela Inglaterra, terminaram com a vitória dos ingleses por 1 a 0. Destes, somente o clássico contra a Escócia ficou com o zero no marcador.
Alemanha
Apesar da crise que rodeia os alemães, a Mannschaft conseguiu superar o indigesto grupo da morte da Euro2020, ao arrancar um heroico empate em 2 a 2 contra a Hungria na Allianz Arena. Como os pupilos de Joachim Low haviam derrotado Portugal por 4 a 2 no jogo anterior, eles avançaram às oitavas-de-final do torneio como vice-colocados de sua chave, com 4 pontos ganhos – perderam da França por 1 a 0 na estreia.
Em busca de seu primeiro título continental na carreira, o treinador Joachim Low viu a Alemanha chegar nas semifinais das duas edições anteriores da Eurocopa, enquanto na Euro2008, os tetracampeões mundiais caíram na decisão diante da Espanha (1 a 0). Logo, como a saída de Low é dada como certa após o término da competição, esta é a última chance do técnico alemão erguer o caneco que lhe falta.
O departamento médico da Mannschaft vetou a presença dos jogadores Lukas Klostermann e Jonas Hofmann, em decorrência de suas respectivas lesões.
Leon Goretzka foi o autor do gol que garantiu o continuidade de Joachim Low pelo menos por alguns dias no comando da seleção alemã.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ingleses e alemães se enfrentaram 32 vezes ao longo da história, e o equilíbrio é marcante neste duelo, tendo em vista que ambas seleções contabilizam treze vitórias cada uma, ao passo que o empate prevaleceu em outras seis oportunidades.
No entanto, o encontro mais emblemático envolvendo os dois selecionados ocorreu no próprio estádio de Wembley, pelas semifinais da Euro1996. Na ocasião, eles empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Alan Shearer pelo lado dos ingleses, à medida que Stefan Kuntz descontou a favor dos alemães. Como o empate sem gols se estendeu na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis, aonde a Alemanha levou a melhor, vencendo por 6 a 5. Curiosamente, o jogador da Inglaterra que desperdiçou a sua cobrança naquele jogo foi Gareth Southgate, isto é, o atual técnico dos Three Lions.
Por fim, a Inglaterra é a única seleção que não foi vazada na atual edição da Eurocopa. Para se ter uma ideia, o último tento sofrido pelos ingleses deu-se no triunfo frente à Polônia por 2 a 1, em março deste ano. De lá para cá, o English Team já disputou cinco compromissos, e não teve as redes balançadas em nenhum deles.
Joachim Low é o treinador que mais vezes dirigiu a Mannschaft com 196 jogos à frente da seleção, o que significa que ele alcançará 200 partidas no cargo se a Alemanha chegar na final da Euro2020.
Escalações
Inglaterra (4-2-3-1): Pickford; Walker, Stones, Maguire e Luke Shaw; Declan Rice e Phillips; Phil Foden, Grealish e Sterling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
Alemanha (3-4-2-1): Neuer; Ginter, Hummels e Rudiger; Kimmich, Kroos, Goretzka e Gosens; Havertz e Muller; Gnabry. Técnico: Joachim Low.
Previsão
O duelo desta terça-feira entre Inglaterra x Alemanha é um dos mais aguardados das oitavas-de-final da Euro2020, afinal, ele reunirá duas potências do futebol mundial, que poderiam facilmente estar disputando a decisão do torneio. Portanto, emoções não faltarão no estádio de Wembley.
Embora o momento dos alemães seja pior em relação ao dos ingleses, a Mannschaft é a favorita à vitória em Londres, sobretudo em função da mentalidade vencedora dos tetracampeões mundiais, tão acostumados a disputar partidas decisivas, e inclusive a derrotar a Inglaterra nestes confrontos, haja vista as semifinais da Copa de 1990, da Euro1996, além das oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2010.
Entretanto, a maior dificuldade da Alemanha será balançar as redes, pois do outro lado estará a dona da melhor defesa da Eurocopa. Contudo, se os Three Lions já sofreram um bocado para segurar o ímpeto ofensivo de croatas, escoceses e tchecos na fase de grupos da competição, o que dirá no embate diante dos alemães pelas oitavas.
Palpite: Inglaterra 0 x 1 Alemanha