Bélgica x Itália

Na tarde desta sexta-feira (02), Bélgica e Itália travarão uma verdadeira batalha na Allianz Arena, que vale vaga nas semifinais da Euro2020. O duelo entre belgas e italianos começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Bélgica

A Bélgica chega nas quartas-de-final da Euro2020 ainda mais favorita ao inédito título continental, haja vista a incrível campanha dos Diabos Vermelhos até aqui no torneio. A começar pela fase inicial, aonde eles se classificaram como líderes do grupo B, somando 9 pontos em três jogos. Posteriormente, nas oitavas-de-final, o tento de Thorgan Hazard garantiu aos pupilos de Roberto Martínez, o triunfo sobre os atuais campeões europeus pelo placar mínimo em Sevilla, o que significa que os belgas permanecem com 100% de aproveitamento na competição.
Consequentemente, a Bélgica estendeu a sua invencibilidade para treze partidas sem derrotas, sem contar que os Diabos Vermelhos venceram 23 dos últimos 27 compromissos, e balançaram as redes adversárias nos 34 jogos anteriores. Deste modo, fica evidente porque os belgas ocupam a primeira posição no ranking da FIFA na atualidade.
Por fim, as presenças tanto do meia Kevin De Bruyne quanto do atacante Eden Hazard não estão confirmadas, em virtude de problemas musculares.

Itália

Ter ficado de fora da Copa do Mundo de 2018 parece ter feito bem aos italianos, afinal, a Azzurra é uma das grandes sensações da Euro2020 até o momento. Após encerrar a fase de grupos da competição como líder de sua chave em função dos três triunfos diante de Turquia (3 a 0), Suíça (3 a 0) e País de Gales (2 a 0), respectivamente, os comandados de Roberto Mancini bateram a Áustria por 2 a 1 na prorrogação das oitavas-de-final, depois de empatarem em 0 a 0 no tempo regulamentar.
Desta maneira, a Itália, de Roberto Mancini, superou a seleção de Vittorio Pozzo na década 30, conquistando a maior sequência invicta da história da Squadra Azzurra com 31 jogos seguidos sem derrotas, colecionando 25 vitórias e seis empates até estabelecer este recorde, lembrando que o último revés sofrido pelos tetracampeões mundiais deu-se frente à seleção de Portugal (1 a 0), em setembro de 2018.
O departamento médico italiano liberou o lateral Alessandro Florenzi e o capitão Giorgio Chiellini para encararem a Bélgica na tarde desta sexta-feira em Munique.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que belgas e italianos se enfrentaram o total de 22 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Itália, que contabiliza 14 vitórias mediante 4 triunfos da Bélgica, ao passo que o empate prevaleceu em outras quatro oportunidades.
Vale ressaltar, que o encontro mais recente envolvendo as duas seleções ocorreu justamente por uma Eurocopa, quando os italianos derrotaram os belgas por 2 a 0 na fase de grupos da edição de 2016 do torneio – com gols de Emanuele Giaccherini e Graziano Pellè.
Depois de 25 anos e 12 dias , o atacante Federico Chiesa repetiu o feito de Enrico Chiesa na Euro1996, ao balançar as redes pela Eurocopa. Assim, eles se tornaram a primeira dupla de pai e filho a marcar gols na história do torneio europeu.
Curiosamente, este será o nono embate pessoal entre os treinadores Roberto Martínez e Roberto Mancini, sendo que o técnico italiano assinala sete vitórias contra somente uma do comandante espanhol.

Escalações

Bélgica (3-4-3): Courtois; Alderweireld, Vermaelen e Vertonghen; Torgan Hazard, Witsel, Tielemans e Meunier; Mertens, Lukaku e Carrasco. Técnico: Roberto Martínez.

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Spinazzola; Barella, Jorginho e Verratti; Chiesa, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Previsão

Belgas e italianos tiveram de suar a camisa na fase anterior da Euro2020. No entanto, é inegável que os tetracampeões mundiais sofreram mais, e enfrentando a Áustria, isto é, um adversário mais fraco tecnicamente em relação à Bélgica, que encarou nada menos do que a seleção de Portugal. Por este motivo, muitos já consideram a Itália como carta fora do baralho, porém a verdade é que a Azzurra chega com totais condições de avançar às semifinais do torneio, especialmente porque Kevin De Bruyne e Eden Hazard, duas peças fundamentais da equipe de Roberto Martínez, desfalcarão os Diabos Vermelhos na Allianz Arena.
Ademais, a enorme tradição aliada ao fato de que a Itália entrará em campo sem ser apontada como a principal candidata à vitória, são aspectos que jogam a favor dos italianos, afinal, a maioria das conquistas da Azzurra ocorreu quando menos se esperava dela.
Palpite: Bélgica 0 x 2 Itália

Deixar um comentário

Menu