O Old Trafford será a nova casa de Jadon Sancho

A longa novela envolvendo a negociação entre Jadon Sancho e o Manchester United enfim terminou, visto que o clube inglês anunciou oficialmente a contratação do jovem atleta de 21 anos de idade até 2026, pela bagatela de 85 milhões de euros (cerca de R$ 501 milhões).

Formado nas categorias de base do Watford, Jadon Sancho é mais um dos jovens atletas ingleses que precisaram sair do país para ser valorizado no mundo da bola. Pois é, para quem não sabe, Sancho trocou o Manchester City pelo Borussia Dortmund aos 17 anos porque sabia que teria pouquíssimas oportunidades para mostrar todo o seu talento no estrelado elenco dos Citizens. E no final das contas, os 85 milhões de euros pagos pelo Manchester United para contratá-lo na última quinta-feira (01) demonstram que o ponta alcançou o sucesso que tanto almejava no futebol alemão.

Contudo, vale ressaltar que o interesse do Manchester United em Jadon Sancho já vem de longa data, tendo em vista que os Red Devils ofereceram algumas propostas ao atleta desde a temporada retrasada. Todavia, podemos afirmar que a vinda do camisa 7 ao Old Trafford foi praticamente selada no dia seguinte após a queda dos ingleses frente o Villarreal na decisão da Europa League 2020/21, quando o treinador Ole Gunnar Solskjaer e o seu assistente Mike Phelan se reuniram com o diretor de futebol John Murtough para informar que a contratação de Sancho era mais do que necessária.

Ao contrário das negociações envolvendo Edinson Cavani, Bruno Fernandes e Harry Maguire, isto é, os principais reforços dos Red Devils nos últimos anos, a transação entre Manchester United e Borussia Dortmund para definir a situação de Jadon Sancho foi concretizada logo no início desta janela de transferências justamente para que o jogador tenha condições de realizar toda a pré-temporada no clube inglês, como bem queria o técnico Ole Gunnar Solskjaer.

A propósito, o acordo de 85 milhões de euros fixado pelo Borussia Dortmund para selar a venda de Jadon Sancho ao Manchester United foi considerado bom aos dirigentes ingleses, afinal, além de pagar este valor em cinco suaves prestações – sendo uma por ano -, os Red Devils conseguiram economizar o montante de 35 milhões de euros, já que no ano passado os auri-negros só aceitavam negociar o atleta por no mínimo 120 milhões de euros.

No entanto, o detalhe que mais agradou a cúpula diretiva do Manchester United na compra de Jadon Sancho acabou sendo o fato dos ingleses terem de pagar “apenas” 17 milhões de euros por ano ao Borussia Dortmund – incluindo esta primeira parcela -, diferentemente das negociações envolvendo o zagueiro Harry Maguire, que foi contratado junto ao Leicester por 87 milhões de euros, porém com os Red Devils tendo a obrigação de dar uma entrada de 60 milhões de euros aos Foxes, enquanto para acertar a vinda de Bruno Fernandes, eles precisaram antecipar 47 milhões de euros ao Sporting.

Ainda assim, é inegável que o Borussia Dortmund realizou uma excelente venda, sobretudo em função da valorização do investimento feito pelos auri-negros, que contrataram Jadon Sancho por míseros 7,8 milhões de euros em 2017. E a alta queda no preço de venda do atleta neste curto período de um ano, deve-se ao fato de alguns problemas interdisciplinares envolvendo Sancho, como por exemplo, furar a quarentena na pandemia para comemorar o aniversário de Tammy Abraham. Desde modo, o anticlímax criado por ele próprio no clube alemão, acelerou a sua saída.

Por fim, a ida de Jadon Sancho ao Manchester United aumentará o poderio ofensivo dos Red Devils, que já contam com Bruno Fernandes, Marcus Rashford, Daniel James, Mason Greenwood, Anthony Martial e Edinson Cavani no setor, o que permitirá ao técnico Ole Gunnar Solskjaer utilizar diversas formações táticas na equipe. A troca do futebol alemão pelo inglês é outro aspecto que não atrapalhará em nada o jogador nascido na região sul de Londres. Logo, Sancho tem tudo para repetir o sucesso de Ryan Giggs e Cristiano Ronaldo, tornando-se um ponta icônico em Old Trafford. A ver!

Deixar um comentário

Menu