Itália x Inglaterra

O último capítulo da Euro2020 será escrito na tarde do próximo domingo (11), visto que italianos e ingleses decidirão qual deles dará a volta olímpica no estádio de Wembley. A inédita final europeia começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Itália

Quando Roberto Mancini conduziu o Manchester City à surpreendente conquista da Premier League em 2012, muitos acreditavam que o técnico de 56 anos de idade jamais viveria um momento magistral como aquele novamente na carreira. Pois é, estavam todos enganados, já que se vier, o título da Euro2020 será ainda mais significativo ao treinador italiano, afinal, a Azzurra não ergue o caneco europeu há exatos 53 anos. Além disso, Mancini é um dos símbolos do “renascimento” da Itália, que chega na final em Wembley após ter ficado de fora da última Copa do Mundo.
Alias, a campanha da Itália na Euro2020 é digna de uma seleção quatro vezes campeã mundial, tendo em vista que os pupilos de Roberto Mancini encerraram a fase de grupos do torneio como líderes do grupo A com 100% de aproveitamento, e posteriormente, desbancaram as seleções de Áustria (2 a 1), Bélgica (2 a 1) e Espanha (nas penalidades), respectivamente, para chegar à tão sonhada final da Euro2020.
Por fim, Leonardo Spinazzola segue fora de combate, devido a uma lesão no tendão de Aquiles.

Inglaterra

O maior jogo dos Three Lions nos últimos 55 anos! Assim os torcedores ingleses se referem ao confronto diante da Itália no estádio de Wembley, especialmente porque esta será a primeira final internacional da Inglaterra desde a histórica vitória sobre a Alemanha por 4 a 2 na decisão da Copa do Mundo de 1966.
E passadas mais de cinco décadas do título mundial da Inglaterra, agora é a vez da geração de Harry Kane, Raheem Sterling, Harry Maguire e companhia, trazer de volta ao povo inglês o entusiasmo junto à seleção, algo que eles vêm conseguindo com maestria até aqui . Apesar de não arrancar suspiros em campo, os Three Lions chegaram invictos na final da Euro2020, somando quatro vitórias e dois empates em seis jogos, sendo que cinco deles foram disputados em Wembley. Ademais, é importante salientar que os comandados de Gareth Southgate sofreram apenas um gol na competição, marcado pelo dinamarquês Mikkel Damsgaard na partida anterior, válida pelas semifinais, isto é, um dado que demonstra a enorme solidez defensiva do English Team.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que italianos e ingleses se enfrentaram 27 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Itália, que contabiliza dez vitórias mediante oito triunfos da Inglaterra, ao passo que o empate prevaleceu em outras nove oportunidades.
Se a Itália vencer a Euro2020, Roberto Mancini se juntará ao lendário Alf Ramsey como os únicos treinadores que venceram tanto o título inglês quanto um outro grande torneio por seleções, lembrando que Ramsey conquistou a Copa do Mundo de 1966 à frente da Inglaterra, quatro anos depois de ganhar a liga nacional comandando o Ipswich Town.
Curiosamente, os últimos dois países que sediaram a Eurocopa e chegaram na decisão do torneio, acabaram ficando com o vice-título. Tratam-se de Portugal, derrotado pela Grécia em 2004, e da França, que caiu frente os portugueses em 2016.
Campeã europeia em 1968, a Itália será finalista da Eurocopa pela quarta vez (1968, 2000, 2012, 2021), ao contrário da estreante em decisões, Inglaterra.

Escalações

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson Palmieri; Jorginho, Barella e Verratti; Chiesa, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Inglaterra (4-2-3-1): Pickford; Walker, Stones, Maguire e Luke Shaw; Declan Rice e Phillips; Saka, Mason Mount e Sterling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Previsão

A decisão deste domingo em Wembley marca o retorno de dois pesos pesados do mundo da bola ao auge após alguns anos em baixa. Embora a Inglaterra domine o futebol de clubes em função da Premier League, o mesmo não ocorre quando nos referimos às seleções, tanto é, que eles não disputavam uma final desde o título mundial de 1966. Por outro lado, a Itália, que tradicionalmente fica no topo, passou momentos pra lá de turbulentos na década passada, não à toa, a Azzurra ficou de fora da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Entretanto, a reestruturação do futebol desde as seleções de base em ambos países, além dos ótimos trabalhos realizados pelos técnicos Roberto Mancini e Gareth Southgate, foram cruciais para que italianos e ingleses chegassem à finalíssima da Euro2020.
E como toda final, esta é mais uma aonde fica difícil projetarmos qualquer resultado, porém pelo o que Itália e Inglaterra apresentaram até aqui, é esperada uma partida bastante intensa, de ritmo acelerado e de forte marcação, com a Azzurra propondo mais o jogo, e os Three Lions explorando os contra-ataques e, principalmente, as bolas paradas.
Palpite: 1 a 1, com a Itália campeã nas penalidades

Deixar um comentário

Menu