Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Disposto a colocar um fim na hegemonia do Bayern no certame do futebol alemão, o Borussia Dortmund já vive uma montanha-russa de emoções neste pontapé inicial de temporada.

O empolgante triunfo por 5 a 1 do Borussia Dortmund frente o Eintracht Frankfurt no último final de semana, marcou não apenas a estreia de gala dos auri-negros na nova edição da Bundesliga, como também registrou o retorno de seus fanáticos torcedores ao Signal Iduna Park depois de quase um ano e meio de ausência em função da pandemia. Pois é, e apesar da restrita ocupação de 33% do estádio, os comandados de Marco Rose já puderam sentir a vibração da Muralha Amarela, algo inédito para muitos deles, como é o caso por exemplo do meio-campista Jude Bellingham.

Embora o histórico do Borussia Dortmund seja ótimo jogando no Signal Iduna Park, a partida contra o Eintracht Frankfurt foi uma das melhores do time atuando em seus domínios nos últimos anos, especialmente em virtude do poderio ofensivo dos auri-negros, que tem o craque Erling Haaland como principal referência no setor. Aliás, o craque norueguês já soma dois gols e três assistências após a 1ª rodada da Bundesliga 2021/22. Além dele, Marco Reus, Giovanni Reyna e Thorgan Hazard, isto é, os autores dos demais tentos do jogo de estreia na temporada, também merecem destaque.

A propósito, o 4-2-3-1 aliado ao estilo de jogo ofensivo, rápido e envolvente do Borussia Dortmund em sua primeira partida sob a batuta de Marco Rose, trouxe à memória dos torcedores auri-negros, lembranças dos momentos áureos vividos na época em que a equipe era comandada por Jurgen Klopp. Logo, o cartão de visitas apresentado pelo jovem treinador de 44 anos de idade não poderia ser melhor em seu novo clube.

Vale ressaltar ainda, que os 45 milhões de euros despejados pelos auri-negros nesta janela de transferências de meio de ano para trazer o ex-goleiro do Stuttgart, Gregor Kobel (€15 milhões), e principalmente para contratar o atacante Donyell Malen junto ao PSV Eindhoven (€30 milhões), também aumentaram as expectativas da torcida do Borussia Dortmund em relação ao sucesso da equipe, apesar da saída de Jadon Sancho ao Manchester United.

Todavia, a primeira decepção do Borussia Dortmund, de Marco Rose, veio à tona logo no segundo compromisso da equipe na temporada, visto que na terça-feira passada o time caiu diante do Bayern por 3 a 1 em pleno Signal Iduna Park, pela decisão da Supercopa da Alemanha. Ou seja, um placar que sinaliza que os auri-negros ainda estão a alguns passos dos eneacampeões alemães, que por sua vez, também estão iniciando um trabalho do zero com Julian Naggelsmann. Por sinal, caso queira saber mais sobre o tema, acesse: https://www.soccerblog.com.br/2021/08/09/de-promessa-a-realidade/

E para piorar o clima pelos lados do Signal Iduna Park, o vice-título da Supercopa da Alemanha fez aumentar os rumores sobre a saída de Erling Haaland nesta janela de meio de ano, o que foi prontamente negado por Marco Rose, e pelo diretor esportivo do conjunto auri-negro, Michael Zorc. Ainda assim, este tipo de assunto não deveria atormentar o Borussia Dortmund, afinal, estamos nos referindo a um dos clubes que melhor atua no mercado da bola, haja vista as contratações de Pierre-Emerick Aubameyang, Ousmane Dembélé, Jadon Sancho, além do próprio Haaland.

Contudo, os principais postulantes à conquista do título alemão tropeçaram em suas respectivas estreias na Bundesliga, já que o Bayern somente empatou com o Borussia Monchengladbach em 2 a 2 no Borussia-Park, enquanto o RB Leipzig sucumbiu diante do modesto Mainz 05 por 1 a 0 também fora de casa, resultados estes, que mantiveram os auri-negros à frente de ambos na tabela do torneio. Mas como diz o velho ditado popular: “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. Quer dizer, nada de extremos pois o Borussia Dortmund esteve apenas 180 minutos em ação até aqui na temporada.

Deixar um comentário

Menu