O tradicional clássico londrino entre Arsenal x Chelsea, agitará a 2ª rodada da Premier League 2021/22 na tarde deste domingo (22), lembrando que a bola começa a rolar a partir das 12:30 (de Brasília) no Emirates Stadium.
Arsenal
Um pesadelo! Assim podemos definir a estreia do Arsenal na nova temporada da Premier League, visto que os pupilos de Mikel Arteta caíram frente o recém-promovido Brentford, por 2 a 0, no Community Stadium. Apesar da ausência dos atacantes Alexandre Lacazette e Pierre-Emerick Aubameyang em decorrência da Covid-19, os Gunners realizaram uma partida bastante abaixo das expectativas, o que já colocou em xeque a capacidade da equipe de brigar pelo G-6 no campeonato. Aliás, caso queira saber mais detalhes sobre a atual situação do conjunto do norte de Londres, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=R07o_W_thxY&t=89s
Contudo, a derrota na rodada inicial da Premier League contribuiu para que o Arsenal agilizasse a contratação de Martin Odegaard junto ao Real Madrid. Assim, o meia norueguês se junta aos jogadores Ben White, Nuno Tavares e Albert Sambi Lokonga, como o quarto reforço dos Gunners na temporada 2021/22.
Com a contratação de Martin Odegaard, o Arsenal tornou-se o clube que mais investiu em reforços até o momento na Premier League, tendo gasto o total de 147 milhões de euros nesta janela de transferências.
Chelsea
Do outro lado, o Chelsea chega motivadíssimo para encarar os Gunners no Emirates Stadium, afinal, os Blues continuam em lua-de-mel com o time desde a conquista da Champions League na última temporada. Para se ter uma deia, de lá para cá os comandados de Thomas Tuchel já ergueram o caneco da Supercopa da Europa ao derrotarem o Villarreal – nas penalidades – na Irlanda do Norte, e posteriormente, bateram o Crystal Palace por 3 a 0 no Stamford Bridge, pela 1ª rodada da nova edição da Premier League.
E como se tudo isso não bastasse, a confiança dos torcedores do Chelsea aumentou ainda mais após o anúncio da vinda de Romelu Lukaku ao Stamford Bridge pela bagatela de 115 milhões de euros, sendo esta, a maior contratação da história dos Blues, superando os 80 milhões de euros despejados para trazer Kai Havertz na temporada passada. Pois é, e para o azar do Arsenal, a estreia do ex-atacante da Inter de Milão será justamente no clássico londrino.
Em sua primeira passagem pelo Chelsea, entre os anos de 2011 e 2013, Romelu Lukaku não balançou as redes em nenhum dos 15 jogos que disputou pela equipe.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que Arsenal e Chelsea se enfrentaram o montante de 203 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é dos Gunners, que contabilizam 79 vitórias mediante 65 triunfos dos Blues, ao passo que o empate prevaleceu em outras 59 oportunidades.
O Arsenal venceu os últimos três compromissos diante do Chelsea, sendo os últimos dois deles, válidos pela Premier League. Deste modo, caso os Gunners vençam o clássico deste domingo no Emirates Stadium, eles conquistaram a sua terceira vitória seguida sobre os Blues pela liga inglesa, algo que não acontece desde fevereiro de 2004.
Entretanto, é importante salientar que o Arsenal não ganhou nenhum dos últimos DEZ clássicos frente o Chelsea disputados em um dia de domingo, colecionando oito derrotas e dois empates nestes duelos.
Curiosamente, este será apenas o segundo encontro envolvendo os treinadores Mikel Arteta e Thomas Tuchel, que por sinal, levou a pior no embate anterior entre eles ao ver o Chelsea ser derrotado pelo Arsenal por 1 a 0 no Stamford Bridge.
Com 113 gols marcados pela Premier League, Romelu Lukaku está a 71 tentos de igualar-se ao argentino Sergio Aguero (184) como o maior artilheiro estrangeiro da liga inglesa.
Escalações
Arsenal (4-2-3-1): Leno; Chambers, Ben White, Pablo Marí e Tierney; Xhaka e Lokonga; Saka, Smith-Rowe e Nicolas Pépé; Gabriel Martinelli. Técnico: Mikel Arteta.
Chelsea (3-4-2-1): Mendy; Chalobah, Christensen e Rudiger; Azpilicueta, Jorginho, Kanté e Marcos Alonso; Mason Mount e Kai Havertz; Lukaku. Técnico: Thomas Tuchel.
Previsão
Alguns aspectos poderiam pressupor que o Arsenal é o franco favorito à vitória no clássico deste domingo contra o Chelsea, como por exemplo, o fato dos Gunners jogarem em seus domínios, terem investido mais nesta janela de transferência, ou serem donos de um retrospecto recente melhor em relação ao rival do oeste da capital. Mas apesar disso tudo, os Blues são os principais candidatos à saírem do Emirates Stadium com os três pontos na tabela, especialmente em função do futebol praticado pelos atuais campeões europeus sob a batuta de Thomas Tuchel.
Vale ressaltar ainda, que o excessivo número de desfalques é mais um dos fatores que atrapalhará os anfitriões em sua primeira partida em casa na temporada 2021/22, sobretudo as ausências de Pierre-Emerick Aubameyang, Alexandre Lacazette e Willian, isto é, nada menos do que o trio de ataque da equipe. Em contrapartida, o Chelsea ainda terá a grata oportunidade de ver Romelu Lukaku novamente em ação pelo time após sete anos.
Palpite: Arsenal 0 x 2 Chelsea.