O sonho dos torcedores do Newcastle enfim se tornou realidade, isso porque Mike Ashley não é mais o proprietário do clube de Tyneside, vendido ao PIF (Fundo de Investimento Público), da Arábia Saudita, pelo montante de 353 milhões de euros.
A enorme festa realizada pelos torcedores do Newcastle em torno do St James’ Park, retrata que a esperança voltou a reinar em Tyneside. Pois é, apesar dos Magpies ocuparem a penúltima posição na tabela da Premier League 2021/22, somando míseros três pontos em sete jogos, a torcida do time quatro vezes campeão inglês está sorrindo de orelha a orelha, afinal, Mike Ashley não é mais o mandatário do clube que a partir de agora passou a ser propriedade do PIF, um fundo de investimentos gerido pelo governo da Arábia Saudita.
A propósito, é importante salientar que a negociação envolvendo a venda do Newcastle teve início em abril do ano passado, época em que Mike Ashley recebeu a proposta de compra do clube por parte do grupo saudita. Todavia, o acordo foi selado somente 18 meses depois, em decorrência de uma série de aspectos políticos e burocráticos da Premier League. Deste modo, o bilionário britânico do ramo varejista deixa o conjunto de Tyneside após 14 anos, e com apenas dois títulos da Championship League conquistados neste período, sendo um em 2010, e outro em 2017.
Centenas de torcedores celebraram a venda do Newcastle em frente ao St James’ Park. O clube inglês tornou-se o terceiro mais caro da história, tendo custado o total de 353 milhões de euros (R$ 2,2 bilhões).
Ademais, vale ressaltar que o valor desta transação não apenas cobre os 134 milhões de libras gastos por Mike Ashley para adquirir o Newcastle em 2007, como também liquidará todos os empréstimos sem juros dos Magpies junto ao empresário, que até a temporada passada, giravam em torno de 110 milhões de libras. Além disso, no final das contas Ashley despediu-se do clube inglês faturando quase 60 milhões de libras.
Contudo, se por um lado os torcedores do Newcastle estão eufóricos com a venda do clube, o mesmo não podemos dizer em relação aos outros dezenove participantes da Premier League. De acordo com o jornal ‘The Guardian’, os demais membros da liga temem que a imagem do torneio seja prejudicada em função da má reputação do príncipe saudita Mohammed Bin Salman, que além de ser acusado pela morte do jornalista Jamal Khashoggi, também é alvo de organizações de direitos humanos.
A 5ª colocação na edição 2011/12 da Premier League, foi a melhor posição do Newcastle em uma temporada da Premier League sob o mandato de Mike Ashley.
Mas deixando aspectos políticos de lado, é necessário entender como os Magpies serão administrados daqui adiante. Então vamos lá, com 80% das ações compradas, o PIF tornou-se o acionista majoritário do clube do norte da Inglaterra. Além do fundo soberano saudita, a financista e dona da empresa ‘PCP Capital Partners’, Amanda Staveley, e os bilionários irmãos Reuben (David e Simon), que possuem uma empresa de private equity e um portfólio significativo de propriedades em Tyneside, são os detentores dos outros 10% da “fatia” do Newcastle.
Como todos nós sabemos, o Newcastle vive uma situação pra lá de ruim tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Penúltimo colocado na Premier League, a equipe não venceu NENHUMA das sete primeiras partidas do campeonato, logo, fica evidente porque os torcedores pedem a saída do treinador Steve Bruce, que ocupa o cargo desde 2019. Sendo assim, muito provavelmente um novo técnico será contratado ainda nesta temporada, enquanto alguns reforços deverão chegar na janela de transferências de janeiro, obviamente com o intuito de salvar o time do rebaixamento.
No entanto, os investimentos mais pesados do novo milionário inglês terão início pra valer mesmo a partir da próxima temporada. Aliás, os torcedores mais fanáticos do Newcastle já vislumbram a chegada de Antonio Conte para suceder Steve Bruce à frente dos Magpies, e as de Gareth Bale, Edinson Cavani e Philippe Coutinho para defendê-los em campo. Por fim, é esperada uma obra para a modernização da infraestrutura do obsoleto centro de treinamentos do clube. De qualquer forma, a verdade é que de agora em diante teremos outro concorrente na briga pelo título da Premier League.