Arsenal e Champions League, um sonho cada vez mais distante da realidade

O sonho do Arsenal em disputar a Champions League na próxima temporada, pode ter chegado ao fim após o tropeços mediante Crystal Palace e Brighton, principalmente porque os Gunners enfrentarão três adversários do Big Six nas últimas oito rodadas do torneio.

Uma semana após a derrota por 3 a 0 frente o Crystal Palace no Selhurst Park, o Arsenal voltou a decepcionar, porém desta vez ao cair diante do Brighton, por 2 a 1, em pleno Emirates Stadium. Pois é, e as vaias recebidas pelos Gunners depois da segunda derrota seguida na Premier League sinalizam que as coisas não andam nada bem no clube do norte de Londres, especialmente porque eles perderam a vaga no G-4 para ninguém menos do que o Tottenham.

A propósito, é importante salientar que o Brighton não vencia há exatos SETE compromissos, colecionando o montante de seis derrotas neste período, o que reforça a sensação de que o Arsenal fracassará na batalha de retornar à Champions League após cinco anos, e justamente na reta final da temporada em que os comandados de Mikel Arteta davam reais indícios de que conquistariam uma vaga na próxima edição do torneio continental.

Vale ressaltar, que Mikel Arteta foi um dos principais alvos da torcida do Arsenal após a derrota contra o Brighton, sobretudo em virtude das péssimas escolhas do técnico espanhol, que em decorrência das contusões de Kieran Tierney e Thomas Partey, deslocou Granit Xhaka para a lateral-esquerda, e mudou os posicionamentos de Martin Odegaard e Emile Smith Rowe, no time.

Deste modo, a equipe perdeu qualidade tanto na marcação quanto na criação. No caso, o ideal seria Mikel Arteta escalar Nuno Tavares na vaga de Kieran Tierney, e Albert Sambi Lokonga no lugar de Thomar Partey, pois assim o treinador de 40 anos de idade não comprometeria de forma significativa o sistema de jogo que lentamente lhe rendeu a confiança por parte dos torcedores.

Além disso, Alexandre Lacazette também segue sendo bastante criticado pela torcida do Arsenal devido ao baixíssimo número de tentos marcados pelo atacante francês. Para se ter uma ideia, em 31 jogos disputados na temporada, o camisa 9 balançou as redes apenas seis vezes, assinalando uma pífia média de 0,19 gol por partida. E os indíces não mudam muito em relação as assistências, já que ele concedeu míseros oito passes que resultaram em gol até o momento.

O que acontece é que nos criticamos muito quando somos derrotados. Temos que nos levantar porque esse caminho não está nos levando a lugar nenhum, muito menos aonde queremos estar. Ainda há tempo para nos recuperar, faltam oito jogos, só precisamos visualizar o desafio que temos pela frente“, disse o treinador Mikel Arteta.

Ainda assim, Mikel Arteta enxerga a atual situação do Arsenal com otimismo, e segue mirando a vaga na Champions League. Teoricamente, ele está correto, tendo em vista que há 24 pontos em disputa na Premier League, o que não acontece na prática, aonde o treinador espanhol precisará encontrar uma maneira rápida de estabilizar o time, pois com mais atuações como as recentes contra Crystal Palace e Brighton, os Gunners ficarão – outra vez – pelo caminho!

Deixar um comentário

Menu