Argentina x França

Quem sairá do estádio Lusail com a taça do tricampeonato mundial na bagagem, argentinos ou franceses? A resposta será dada no próximo domingo (18), a partir das 12:00 (horário de Brasília).

Argentina

A Albiceleste chega com motivação de sobra para disputar a sua sexta final de Copa do Mundo ao longo da história, em especial porque trata-se da última da carreira de Lionel Messi. E por falar nele, é impressionante o torneio que o camisa 10 vem realizando no Catar, a julgar que o craque argentino é líder da competição em: gols (5); gols esperados (4.75); assistências (3); participação em gols (8); gols de pênalti (3/4); finalizações por jogo (4,5) e chutes certos (2,3). Logo, o Mundial de 2022 se resume a Lionel Andrés Messi.
Por sinal, a Argentina desembarcou no Catar ostentando uma invencibilidade de 36 partidas, porém o revés diante da Arábia Saudita (2 a 1) na estreia da Copa de 2022 colocou um fim nesta surpreendente série sem derrotas. Todavia, as 4 vitórias e um empate obtidos nos cinco compromissos seguintes, rendeu aos pupilos de Lionel Scaloni a classificação para a finalíssima do torneio.

França

Do outro lado, os comandados de Didier Deschamps tentarão repetir no Catar, o feito alcançado por eles há quatro anos na Rússia. A propósito, quem seria capaz de imaginar que a França estaria a noventa minutos de faturar o tri mundial antes do início da Copa do Mundo quando a seleção sofreu nada menos do que SEIS baixas em decorrência de lesões, dentre as principais, destacamos N’Golo Kanté, Paul Pogba e Karim Benzema, isto é, a dupla de volantes titular do título de 2018, além do melhor atacante da Europa na última temporada.
Ainda assim, os Bleus fizeram valer todo o seu favoritismo ao chegarem na decisão do Mundial do Catar, o que apenas confirma a enorme profundidade do elenco de Didier Deschamps, dono do melhor ataque da competição com 13 gols marcados, sendo cinco deles pelo artilheiro Kylian Mbappé que, pasmém, está em vias de conquistar a sua segunda Copa do Mundo aos 23 anos de idade.

Dados estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que Argentina e França se enfrentaram 12 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é dos argentinos que contabilizam seis vitórias mediante três triunfos dos franceses, ao passo que o empate prevaleceu em outras três oportunidades.
Todavia, este será o terceiro encontro entre as duas seleções válido por Copas do Mundo, lembrando que o mais recente deles ocorreu no último Mundial, aonde a França bateu a Argentina por 4 a 3 nas oitavas-de-final. Antes disso, os argentinos levaram a melhor ao derrotarem os franceses em 1930 e 1978.
Curiosamente, esta será a 11ª final de Copa do Mundo envolvendo selecionados da Europa e da América do Sul, sendo que a vantagem dos sul-americanos é ampla: 7 a 3. Apesar disso, eles não vencem o torneio há 20 anos, isto é, desde o triunfo do Brasil sobre a Alemanha por 2 a 0, em 2002. De lá para cá, apenas europeus ganharam Mundiais – Itália, Espanha, Alemanha e França.

Escalações

Argentina (4-3-3): Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Acuña; Rodrigo De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister; Di Maria, Messi e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni.

França (4-2-3-1): Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Herández; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Griezmann e Mbappé; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Previsão

Além de inédita, a 22ª final de todos os tempos da Copa do Mundo reunirá duas seleções bicampeãs mundiais, que dentro de campo são lideradas pelos companheiros de clube Lionel Messi e Kylian Mbappé.
As semelhantes campanhas de Argentina e França na Copa do Catar, retrata perfeitamente que não existe favorito neste confronto. Para se ter uma ideia, ambos foram vazados cinco vezes no decorrer da competição, à medida que os franceses balançaram as redes somente uma vez a mais em comparação aos argentinos (13 a 12). Não obstante, até mesmo os artilheiros das duas seleções e da competição – Messi e Mbappé -, estão igualados com cinco gols cada um. Logo, por mais que os Bleus sejam os atuais campeões mundiais, é impossível afirmar que eles sairão de campo com a vitória, o que se subentende que a final será decidida através das penalidades no estádio Lusail.
Palpite: Argentina 1 x 1 França.


Deixar um comentário

Menu