Arda Güler, mais uma jovem promessa do Real Madrid

Depois de Fran García, Brahim Díaz, Joselu e Jude Bellingham, o turco Arda Güler foi anunciado oficialmente como o quinto reforço do Real Madrid nesta janela de transferências de meio de ano, em uma negociação que movimentou 20 milhões de euros juntos ao Fenerbahce.

Apesar dos 18 anos de idade, Arda Güler ganhou status de craque devido as ótimas atuações nos dois anos em que atuou pelo Fenerbahce, destacando-se ainda mais na temporada passada sob o comando de Jorge Jesus, vide os seis gols e sete assistências assinaladas por ele no período, sendo um de cada válidos pela Europa League.

Vale ressaltar ainda, que Arda Güler já soma quatro partidas pela Turquia, lembrando que o novo reforço do Real Madrid estreou pela seleção no amistoso contra a República Tcheca em novembro do ano passado e, posteriormente, esteve em campo nos três jogos das Eliminatórias da Eurocopa de 2026, ou seja, nas vitórias dos turcos frente País de Gales (2 a 1) e Letônia (3 a 2), e também na derrota por 2 a 0 diante da Croácia.

Por esta razão, o valor de 20 milhões de euros investidos pelo Real Madrid é até considerado baixo projetando a possível evolução de Arda Güler nos próximos anos. Ainda assim, é fato que o meia turco não será titular em sua temporada de estreia no clube espanhol, a julgar pela inexperiência e enorme concorrência que ele terá no meio-campo, onde jogam Luka Modric, Toni Kroos, Federico Valverde, Eduardo Camavinga, Dani Ceballos, Aurélien Tchouaméni, e o recém-contratado Jude Bellingham.

Deste modo, fica evidente que Arda Güler é mais uma jovem promessa trazida pelo Real Madrid visando o futuro, por sinal, uma contratação nos mesmos parâmetros do brasileiro Endrick. Todavia, ao contrário do atacante do Palmeiras, o novo camisa 24 terá logo de cara a oportunidade de trabalhar ao lado de ícones como Toni Kroos e Luka Modric, o que tornará a sua adaptação mais rápida, tal como a transição do meio-campo madridista.

De qualquer maneira, é importante destacar que esta política de visão a longo prazo adotada pelo Real Madrid, substituiu a filosofia em que o clube desembolsava altíssimas cifras para contratar estrelas do mundo da bola, os famosos galáticos. Aliás, um processo que mudou exatamente quando Neymar preteriu o clube da capital espanhola para jogar no Barcelona.

Desde então, o Real Madrid passou a investir na vinda de jovens jogadores com potencial e não perdeu mais nenhuma concorrência, se tornando uma referência no que diz respeito a contratar atletas com futuros promissores. Não à toa, um dos principais craques da equipe na atualidade, Vinícius Júnior, rejeitou os blaugranas para defender os merengues em 2018, algo que voltou a se repetir agora com Arda Güler que desconsiderou uma proposta do Barça para vestir a camisa do clube catorze vezes campeão europeu.

A propósito, as decisões tomadas por Vinícius Júnior e Arda Güler são completamente lógicas, haja vista as diferentes situações que se encontram Real Madrid e Barcelona. Enquanto os madrilenhos conquistaram cinco títulos da Champions League nos últimos dez anos, através de projetos sólidos financeira e esportivamente, os catalães acumulam uma dívida superior a um bilhão de euros, o que os obriga a perder noites fazendo cálculos para contratar qualquer jogador, e sem contar que o Barça voltou a vencer a LaLiga após três temporadas na seca.

De qualquer maneira, é óbvio que nem todas as contratações realizadas pelo Real Madrid justificam os valores investidos, mas é inegável que o índice de acerto do clube no mercado tem sido elevado, recordando que os espanhóis são detentores das dez transferências sub-20 mais caras da última década, conforme você pode conferir abaixo:

JogadorValor em milhões (€)IdadeTemporada
Bellingham103202023/24
Endrick60162022/23
Vinícius Júnior45162017/18
Rodrygo45172018/19
Camavinga31182021/22
Reinier30182020/21
Theo Hernández24192017/18
Arda Güler20182023/24
Brahim Díaz17192018/19
Ceballos16,5202017/18

Pois é, e ainda que por vezes alguns novatos não atinjam o rendimento esperado em suas passagens pelo Santiago Bernabéu, como foi o caso de Reinier, sempre existe a possibilidade de uma segunda chance em diferentes clubes através de empréstimos, tendo em vista os exemplos de Theo Hernández e Martin Odegaard, hoje fundamentais para Milan e Arsenal, ou até mesmo Brahim Díaz, que retornou ao Real Madrid após três anos no rubro-negro de Milão.

Portanto, apesar da baixa minutagem, a expectativa é que Arda Güler progrida o máximo possível em sua primeira temporada no futebol espanhol para que, daqui a um ano, a jóia madridista esteja preparada para ocupar o posto de Luka Modric e, assim, formar um novo trio de meio-campo com Aurélien Tchouaméni e Jude Bellingham, isto é, os sucessores de Casemiro e Toni Kroos, porque tudo faz parte do projeto do Real Madrid.

Deixar um comentário

Menu