Perder uma final de campeonato é motivo mais do que suficiente para muitos clubes entrarem em crise, ou então caírem de rendimento devido ao enorme trauma causado por um vice-título.
Em contrapartida, essa é uma condição que, definitivamente, não se atribui à Inter de Milão, a julgar que os nerazzurri venceram os quatro compromissos disputados depois da duríssima derrota na final da Champions League, balançando as redes o montante de 13 vezes, e sendo vazados em uma única ocasião neste período.
Portanto, ainda que doloroso, o grande jogo que terminou com o revés pelo placar mínimo frente o Manchester City em Istambul, serviu para mostrar aos comandados de Simone Inzaghi que eles têm potencial de sobra para competir contra qualquer gigante do futebol europeu, até porque ninguém imaginava que eles seriam finalistas da Champions League, o que significa que a confiança da Internazionale acabou aumentando na temporada em que o clube perdeu importantes peças como André Onana, Milan Skriniar, Marcelo Brozovic, Romelu Lukaku e Edin Dzeko.
Vale ressaltar que, por intermédio de excelentes contratações, a Inter de Milão conseguiu repor muito bem cada uma das baixas sofridas neste meio de ano, apesar da difícil situação econômica que motivou o antecessor de Simone Inzaghi, Antonio Conte, a entregar o cargo há dois anos.
Embora dentre todos os reforços apresentados pela Internazionale apenas Yann Sommer e Marcus Thuram sejam titulares, é inegável que o elenco cuja base ainda é formada por Alessandro Bastoni, Nicolò Barella e Lautaro Martínez, ganhou maior profundidade, oferecendo ao técnico Simone Inzaghi uma variedade de opções nessa temporada.
Inclusive, como a Inter de Milão é um time que ataca bastante pelos lados do campo, é normal que os alas Denzel Dumfries e Federico Di Marco se desgastem de maneira excessiva ao longo dos jogos. Por esta razão, ambos encerraram a temporada passada esgotados fisicamente, algo que tende a não acontecer depois das chegadas de Juan Cuadrado e Carlos Augusto.
A propósito, o mesmo se resume aos demais setores da equipe, isso porque: na defesa, Benjamin Pavard pode fazer as vezes de Matteo Darmian; no meio, Davide Frattesi substitui Nicolò Barella ou Henrikh Mkhitaryan, e Davy Klaassen é a peça de reposição ideal para Hakan Çalhanoglu; por fim, no ataque Alexis Sánchez é capaz de ocupar a vaga de Lautaro Martínez, e Marko Arnautovic a de Marcus Thuram.
Deste modo, com o grupo mais encorpado a Internazionale conquistou contundentes vitórias ante Monza, Cagliari e Fiorentina nas três rodadas iniciais da Serie A, mas a sua evolução se confirmou pra valer no Derby Della Madonnina, que marcou o reencontro dos vizinhos de Milão quatro meses depois dos confrontos das semifinais da Champions League, e terminou como os quatro clássicos anteriores, isto é, com o triunfo dos nerazzurri, porém desta vez por 5 a 1, sendo a primeira vitória da Inter por cinco gols sobre o rival desde 1974.
Ancora noi. 🖤💙
— Inter (@Inter) September 16, 2023
5/5 nel 2️⃣0️⃣2️⃣3️⃣ 😎
Powered by @ParamountPlusIT#ForzaInter #InterMilan #DerbyMilano pic.twitter.com/t9z2vW9bOO
Pois é, mas além do histórico placar, a inédita quinta vitória seguida da Internazionale diante do Milan – todas em 2023 – teve um sabor ainda mais especial aos torcedores interistas porque ele resultou no fim da invencibilidade dos rossoneri na temporada 2023-24 e, detalhe, exatamente às vésperas da rodada inicial da fase de grupos da Champions League. Aliás, confira abaixo o retrospecto dos clássicos de Milão disputados no ano:
Data | Placar | Competição |
18/01/2023 | Milan 0 x 3 Internazionale | Supercopa (ITA) 2022 |
05/02/2023 | Internazionale 1 x 0 Milan | Serie A 2022-23 |
10/05/2023 | Milan 0 x 2 Internazionale | UCL 2022-23 |
16/05/2023 | Internazionale 1 x 0 Milan | UCL 2022-23 |
16/09/2023 | Internazionale 5 x 1 Milan | Serie A 2023-24 |
Por sinal, assim como ocorreu na decisão da Supercopa da Itália e no jogo de ida das semifinais da Champions League, o intenso ritmo exercido pela Internazionale no início de jogo facilitou o caminho da Beneamata rumo à vitória sobre o Milan, tendo em vista que os nerazzurri começaram a construir a goleada antes dos dez minutos de partida, através do gol de Henrikh Mkhitaryan.
Outro destaque do primeiro Derby della Madonnina da temporada 2023-24 foi o recém-contratado Davide Frattesi. Autor dos dois gols da recente vitória da Itália sobre a Ucrânia pelas Eliminatórias da Eurocopa (2 a 1), o ex-jogador do Sassuolo também marcou o quinto e último tento da Inter no clássico, lembrando que o substituto de Nicolò Barella só entrou em campo aos 19 minutos da etapa final, o que comprova a força do plantel interista.
Logo, estando um passo à frente de Milan, Juventus e Napoli, os atuais líderes da Serie A já despontam como principais candidatos ao scudetto italiano, sobretudo porque à beira de campo está Simone Inzaghi, o homem que revolucionou a Inter de Milão ao escalar Matteo Darmian como terceiro zagueiro pela direita, deslocar Federico Di Marco para a ala-esquerda, e que de forma justa enfrentará Pep Guardiola e Luciano Spalletti no prêmio de melhor treinador do ano da Fifa.