Cinco vezes campeão da Premier League nos últimos seis anos, o Manchester City viu a distância que o separa do líder, Arsenal, aumentar para seis pontos após o encerramento da 15ª rodada da competição, o que demonstra que a batalha pelo tetracampeonato inglês será mais intensa do que Citizens imaginavam.
Pois é, e existem explicações para isso, a começar porque o nível dos principais favoritos na corrida pelo título inglês subiu nesta temporada, considerando que, teoricamente, o bloco Big Six da Premier League se estendeu para um “Big Eight” devido a ascensões de Aston Villa e Newcastle, o que significa que a concorrência cresceu.
Inclusive, essa tese se justifica através da injusta vitória do Aston Villa sobre o Manchester City por apenas 1 a 0, já que o time de Birmingham concedeu o montante de 22 arremates e registrou um elevado índice de 2.04 gols esperados no Villa Park, mediante apenas duas finalizações e uma taxa de 0.83 por parte dos comandados de Pep Guardiola.
??????? | Aston Villa 1–0 Manchester City
— Sofascore (@SofascoreINT) December 6, 2023
• xG: 2.04 – 0.83
• Shots (on target): 22 (7) – 2 (2)
• Possession: 46% – 54%
• Touches in opp. box: 36 – 13
The Villans produced one of the most dominant performances against Manchester City in recent memory! ??#AVLMCI pic.twitter.com/QR7HZZKBMJ
Deste modo, o Manchester City chegou ao QUARTO jogo consecutivo sem vitória na Premier League, pois antes da derrota diante do Aston Villa, os Citizens haviam empatado com Chelsea (4 a 4), Liverpool (1 a 1) e Tottenham (3 a 3). Logo, ao somarem três de 12 possíveis pontos, eles caíram da primeira para a quarta colocação na tabela da Premier League.
E como não poderia deixar de ser, a repentina queda de rendimento do Manchester City ganhou destaque no noticiário esportivo europeu, a julgar que os atuais tricampeões ingleses acumulam o montante de três revezes em 15 jogos pela Premier League, o que corresponde a 20% de derrotas no torneio.
Como citado anteriormente, a evolução dos principais aspirantes ao título inglês tornará a caminhada dos Citizens rumo ao tetracampeonato mais complicada, porém o maior desafio de Pep Guardiola será estabelecer um novo padrão de jogo em meio aos casos de lesões, suspensões, além das chegadas e saídas de jogadores após a conquista da tríplice coroa na temporada passada.
Adeptas a um sistema de jogo baseado na imposição, a fim de deixar a bola o mínimo de tempo possível com o oponente, as equipes de Pep Guardiola sempre foram compostas por jogadores que valorizam a posse, controladores e, é claro, com bons passes, especialmente no setor de meio-campo.
Assim, com as recentes saídas de Ilkay Gundogan e Riyad Mahrez, somadas as baixas dos contundidos Kevin De Bruyne e John Stones, e as constantes suspensões de Rodri, o sistema de jogo do Manchester City foi totalmente comprometido, sobretudo porque Bernardo Silva, Rico Lewis, Phil Foden, Jack Grealish, Jerémy Doku e Julián Álvarez – que vem atuando como meia -, são jogadores mais agudos e diretos.
Por esta razão, Rodri tornou-se a peça mais indispensável deste Manchester City, de Pep Guardiola, até mais do que Kevin De Bruyne, líder de assistências da edição anterior da Premier League com 16 passes que resultaram em gols. Não à toa, a equipe inglesa registra 83% de aproveitamento nos jogos em que o volante espanhol esteve em campo até aqui na temporada, e míseros 20% nas partidas em que ele não marcou presença.
? | COMPARISON
— Sofascore (@SofascoreINT) December 7, 2023
Manchester City with and without Rodri in 2023/24:
• Matches played: 18 – 5
• Wins: 14 – 1
• Draws: 3 – 0
• Defeats: 1 – 4
• Goals scored p/g: 2.7 – 0.8
• Goals conceded p/g: 1.1 – 1.0
• Shots taken p/g: 18.3 – 13.2
• Shots allowed p/g: 7.1 – 8.8
•… pic.twitter.com/HSS87Nq3S9
Sabendo disso, Pep Guardiola armou um meio-campo mais físico no último jogo contra o Aston Villa, onde os zagueiros John Stones e Manuel Akanji fizeram uma dupla de volantes posicionados à frente do trio de zaga formado por Kyle Walker, Rúben Dias e Josko Gvardiol, ao passo que mais adiante Bernardo Silva, Rico Lewis, Júlian Álvarez e Phil Foden ficaram encarregados de alimentar o ataque, o que no final das contas acabou sendo uma tentativa frustrada.
Na visita do Manchester City à Londres para encarar o Arsenal, ainda pela 8ª rodada da Premier League, Pep Guardiola escalou Rico Lewis, Mateo Kovacic e Bernardo Silva no meio-campo, mas a aparente dificuldade do ex-jogador do Chelsea em substituir Rodri, levou o treinador espanhol a improvisar Manuel Akanji como volante em Birmingham, algo similar com o que ele fez com John Stones.
Ademais, uma situação parecida ocorreu na derrota por 2 a 1 ante o Wolverhampton no final de setembro, quando Rodri também estava suspenso e, por isso, Matheus Nunes e Mateo Kovacic atuaram como volantes no Molineaux Stadium, o que se subentende que desde o início da temporada Pep Guardiola vem encontrando dificuldades para resolver os problemas do meio-campo do City, principalmente durante as ausências de Rodri, a base de sustentação do time.
O Manchester City não mantinha uma sequência de quatro jogos sem vitórias na Premier League desde março de 2017, isto é, há seis anos.
Todavia, com um turno inteiro e mais três rodadas da Premier League pela frente, Pep Guardiola terá tempo de sobra para mudar a abordagem do Manchester City, seja por intermédio da vinda de um novo reforço no início do ano, seja tornando o sistema de jogo mais flexível aos, ainda não familiarizados, Matheus Nunes e Mateo Kovacic, até porque a peça que se encaixaria perfeitamente no meio-campo da equipe, Declan Rice, transferiu-se ao Arsenal nesta temporada.
É meu dever, meu trabalho, encontrar uma forma de resolver a situação. Ao longo de muitos anos juntos, conseguimos encontrar uma maneira de ganhar jogos, às vezes jogando bem, às vezes não, e agora estamos com dificuldades.
Pep Guardiola, treinador do Manchester city
Além disso, por maiores que sejam os problemas do meio-campo dos Citizens, se levarmos em conta que eles emendaram uma série de 16 jogos seguidos sem derrotas na segunda metade da temporada do tricampeonato inglês, contabilizando 14 vitórias e dois empates neste período, chegamos a conclusão que os seis pontos de vantagem do Arsenal não representam nada a esta altura do campeonato.
Contudo, a única diferença é que a reação do Manchester City terá de começar mais cedo nesta temporada, em outras palavras, já no próximo jogo contra o Luton Town.