A distância de 19 pontos da Inter de Milão em relação ao vice-campeão da edição anterior da Serie A, Milan, retrata a enorme dominância dos nerazzurri na temporada 2023-24, que ainda teve o 20º scudetto conquistado justamente no Derby della Madonnina.
Consequentemente, os atuais campeões italianos iniciaram a nova temporada da Serie A sendo apontados como principais favoritos ao título, sobretudo porque pela primeira vez o treinador Simone Inzaghi não perdeu nenhum titular em uma janela de transferências de meio de ano, o que significa que toda a base campeã italiana — que na ocasião liderou o campeonato em 37 das 38 rodadas — permeneceu no clube.
Ademais, é importante destacar que os nerazzurri ainda fortaleceram o time com as chegadas de Piotr Zielinski e Mehdi Taremi, ambos contratados à custo zero junto a Napoli e Porto em virtude do encerramento dos seus respectivos contratos. Logo, fica evidente porque de acordo com o supercomputador da Opta Analyst, os comandados de Simone Inzaghi registram 85,4% de chances de ganharem o bicampeonato.
Todavia, contrariando totalmente as expectativas a Inter de Milão não começou nada bem a sua caminhada na Serie A ao empatar em 2 a 2 com o Genoa na rodada inicial do campeonato. Assim, os primeiros três pontos conquistados pelos nerazzurri deu-se apenas no compromisso seguinte, em que eles bateram o Lecce por 2 a 0 no San Siro. Ainda assim, uma vitória protocolar sobre o lanterna da tabela que vinha de um duríssimo 4 a 0 ante a Atalanta.
Por este motivo, os torcedores interistas consideram a goleada por 4 a 0 sobre a Atalanta, na 3ª rodada, como a verdadeira estreia da Inter de Milão na temporada 2024-25, que inclusive resultou no sexto triunfo consecutivo de Simone Inzaghi sobre Gian Piero Gasperini. Não à toa, no momento a Inter sustenta a incrível marca de 473 dias sem perder um grande confronto pela Serie A.
Deste modo, embora ao lado de Juventus, Udinese e Torino, a Inter de Milão terminou a 3ª rodada da Serie A em seu “habitat natural”, isto é, situada na primeira colocação com 7 pontos ganhos, em função do empate sem gols entre Juve e Roma no Allianz Stadium, lembrando que os nerazzurri lideram a classificação nos critérios de desempate devido aos oito gols assinalados.
Vale ressaltar que o primeiro grande objetivo estipulado por Simone Inzaghi é chegar na 9ª rodada ocupando a liderança da Serie A, pois nela a Internazionale enfrentará a Juventus, tida como a principal adversária da Inter na corrida pelo scudetto em razão da chegada do treinador Thiago Motta, além dos mais de 200 milhões de euros despejados pelo clube de Turim em contratações. Portanto, abrir uma boa vantagem até o Derby d’Italia lhe daria maior tranquilidade e, é claro, jogaria maior pressão sobre os bianconeros.
De qualquer maneira, a confiança da Inter de Milão em se tornar a primeira campeã da Serie A de maneira seguida desde o eneacampeonato da Juventus entre 2012 e 2020, aumentou depois das dificuldades encontradas pela Juve no empate sem gols contra a Roma no Allianz Stadium, algo absolutamente natural para qualquer clube que inicia um ciclo sob o comando de um novo treinador, como é o caso de Thiago Motta.
À vista disso, o favoritismo dos nerazzurri também se sobressai, a julgar que 14 dos 20 participantes da Serie A começaram a temporada com novos técnicos à beira do campo, dentre os quais se destacam o Milan, com Paulo Fonseca, o Napoli, com Antonio Conte, a Lazio, com Marco Baroni, e a própria Juventus, como citado a pouco. Além disso, Daniele De Rossi assumiu o antigo posto de José Mourinho na Roma em janeiro deste ano, o que se subentende que Inter e Atalanta são os únicos concorrentes ao scudetto que estão dando sequência a um trabalho a longo prazo.
A Inter de Milão não vence a Serie A em duas temporadas consecutivas desde o histórico pentacampeonato de 2010.
Contudo, outro grande diferencial da Inter de Milão é a mentalidade vencedora do time que vem empilhando troféus desde 2021, o que também faz parte do conceito criado pelo presidente Beppe Marotta, cuja intenção sempre foi desenvolver um núcleo baseado na ideia de grupo e família. Do ponto de vista do jogo, este fator pesa bastante, em especial nas partidas de maior relevância, tanto é, que os nerazzurri faturaram o último scudetto italiano com cinco rodadas de antecedência.
Dentro de campo, o entrosamento de anos segue favorecendo a Inter de Milão, afinal, as novas peças que chegam a cada temporada rapidamente se integram a ótima engrenagem já em funcionamento. Com isso, cabe a Simone Inzaghi realizar pequenos ajustes na equipe, sem a necessidade de mudar a estrutura tática do time composto por três zagueiros, dois alas, três meio-campistas e dois atacantes.
Nesta temporada, por exemplo, Lautaro Martínez ainda não se encontra com 50% de sua melhor forma física, enquanto dentre os recém-contratados, somente Mehdi Taremi marcou presença nas três partidas disputadas, sendo uma como titular durante os 90 minutos — contra o Lecce —, porém nada disso afetou a forma da Internazionale atuar, muito pelo contrário, aquela equipe organizada, sólida defensivamente, e com alto poderio ofensivo, continua a mesma que há quatro meses dava a volta olímpica no San Siro.
Sob todos estes aspectos, compreende-se porque o time a ser batido na Itália mira não apenas o scudetto da Serie A, como a tríplice coroa nacional.