Ajax x Chelsea

A Johan Cruijff Arena será o palco do confronto desta quarta-feira (23) entre Ajax x Chelsea, válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League. O duelo envolvendo holandeses e ingleses começará a partir das 13:55 (de Brasília).

Ajax

Assim como ocorreu na temporada passada, o Ajax vem realizando uma excelente campanha até aqui na Champions League. Não à toa, a equipe da capital holandesa é líder isolada do grupo H, obtendo 100% de aproveitamento na competição, tudo graças aos triunfos frente Lille e Valência, ambos pelo mesmo placar, 3 a 0.
Entretanto, a boa fase dos Godenzonens não se restringe somente ao torneio continental, visto que pela Eredivisie, o Ajax também já ocupa o topo da tabela da competição com 26 pontos, colecionando 8 vitórias e dois empates em 10 partidas disputadas, sendo o único time invicto na liga. Aliás, a última derrota sofrida pelos comandados de Erik ten Hag, deu-se apenas nas semifinais da edição anterior da Champions League, quando eles caíram diante do Tottenham, por 3 a 2, em plena Johan Cruijff Arena. Desde então, os atuais campeões holandeses não perderam mais.
O departamento médico do Ajax liberou todos os atletas para encararem o Chelsea nesta quarta-feira em Amsterdam.

O Ajax ainda não foi derrotado na atual temporada. Em 17 jogos, a equipe de Amsterdam soma 13 vitórias e 4 empates.
O Ajax ainda não foi derrotado na atual temporada. Em 17 jogos, a equipe de Amsterdam soma 13 vitórias e 4 empates.

Chelsea

Enquanto isso, o Chelsea desembarca em solo holandês bastante motivado, haja vista a excelente fase vivida pelos Blues, que venceram os seus últimos cinco compromissos. Vale ressaltar, que o conjunto londrino não iniciou bem a sua caminhada na temporada, tanto é, que os pupilos de Frank Lampard conquistaram somente uma vitória nos seis primeiros jogos da Premier League.
No entanto, todos já previam que Frank Lampard encontraria uma série de dificuldades em sua primeira temporada à frente do Chelsea, que além de não ter feito nenhuma contratação na última janela de transferências, ainda perdeu Eden Hazard, o principal jogador da equipe até então. Mesmo diante de todos estes contratempos, os Blues continuam surpreendendo, pois eles ocupam a 3ª posição na tabela da Premier League, juntamente com o Leicester, contabilizando 17 pontos em 9 jogos (5V – 2E – 2D), registrando assim, uma boa média de 63% de aproveitamento na liga.
Os jogadores Antonio Rudiger, Andreas Christensen, Emerson Palmieri, N’Golo Kanté, Ross Barkley e Ruben Loftus-Cheek, estão todos fora de combate em virtude de lesões.

De olho nele: O jovem Tammy Abraham, de 19 anos, é o artilheiro da Premier League, ao lado de Sergio Aguero, com 8 tentos marcados.
De olho nele: O jovem atacante Tammy Abraham, de 22 anos, é o artilheiro da Premier League, ao lado de Sergio Aguero, com 8 tentos marcados.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que Ajax e Chelsea jamais se enfrentaram em jogos oficiais ao longo da trajetória.
No entanto, podemos destacar que o retrospecto do Ajax não é bom frente equipes inglesas, uma vez que os Godenzonens obtêm 8 vitórias, 7 empates e oito derrotas em 24 duelos mediante clubes da Terra da Rainha. Por outro lado, o Chelsea disputará somente a sua terceira partida contra adversários holandeses, lembrando que na edição 1999/00 da Champions League, os Blues estavam situados no mesmo grupo do Feyenoord. Naquela ocasião, o time de Roterdã foi derrotado por 3 a 1 em ambos os jogos.
No auge de seus 36 anos e 51 dias, o atacante do Ajax, Klaas-Jan Huntelaar, é até o momento, o jogador mais velho que entrou em campo na atual edição da Champions League.
Curiosamente, a última derrota sofrida pelo Ajax foi justamente para um clube londrino, e detalhe, na Johan Cruijff Arena. Trata-se do revés diante do Tottenham, no dia 08 de maio de 2019, pelas semifinais da Champions League 2018/19.

A viagem do Chelsea à Amsterdam, ocorreu em 2013, ano em que os Blues ergueram o caneco da Europa League, após vencerem o Benfica por 2 a 1 na decisão do torneio.
A última viagem do Chelsea à Amsterdam ocorreu em 2013, ano em que os Blues ergueram o caneco da Europa League após vencerem o Benfica (2 x 1) na decisão do torneio, que por sua vez, foi realizada na capital holandesa. Na imagem, Frank Lampard segura feliz a taça.

Escalações

Ajax (4-2-3-1): Onana; Dest, Veltman, Blind e Tagliafico; Edson Álvarez e Lisandro Martínez; Ziyech, van de Beek e Promes; Tadic. Técnico: Erik ten Hag.

Chelsea (4-3-3): Kepa Arrizabalaga; Azpilicueta, Zouma, Tomori e Marcos Alonso; Kovacic, Jorginho e Mount; Willian, Abraham e Hudson-Odoi. Técnico: Frank Lampard.

Previsão

O embate desta quarta-feira entre Ajax x Chelsea nos promete altas doses de emoção, afinal, estamos nos referindo a dois gigantes do futebol europeu, que juntos, ergueram a orelhuda o montante de cinco vezes.
Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, quando o Ajax surgiu como uma grata surpresa na Champions League em decorrência de seu envolvente estilo de jogo, os Godenzonens mudaram o seu status de coadjuvantes para protagonistas na atual edição do torneio, também por conta dos recentes títulos conquistados pela equipe, campeã tanto da Eredivisie quanto da Copa da Holanda. Logo, consideramos os holandeses favoritos à vitória neste duelo frente os ingleses.
Já o Chelsea, ficaria extremamente satisfeito caso regressasse à Londres com um empate na bagagem, sobretudo porque o sistema defensivo do time londrino ainda não convenceu, uma prova disso, é que sob o comando de Frank Lampard, os Blues conseguiram sair de campo sem serem vazados apenas nas partidas diante de Brighton e Newcastle, ou seja, oponentes que lutam contra o rebaixamento na Premier League.
Palpite: Ajax 3 x 0 Chelsea.

 

Deixar um comentário

Menu