2018, o ano do River Plate

O ano de 2018 ficará marcado eternamente na memória dos torcedores do River Plate, afinal, foi nele que os Milionários conquistaram o tetracampeonato da Copa Libertadores sobre o eterno rival, Boca Juniors. Diante deste cenário, podemos afirmar com total convicção que o conjunto de Núñez faturava ali, o título mais importante de sua gloriosa história.

Quando o River Plate perdeu a oportunidade de disputar a finalíssima da Copa Libertadores no estádio Monumental de Núñez, muitos acreditavam que ele estaria sendo prejudicado, visto que o Boca Juniors já havia jogado os primeiros noventa minutos da decisão do torneio frente a sua fanática torcida. Entretanto, quem acompanhou as partidas realizadas pelo River Plate ao longo da temporada, sabia que os pupilos de Marcelo Gallardo derrotariam o Boca Juniors até mesmo se o confronto fosse realizado em Marte, isso porque o futebol apresentado pelos Milionários é inquestionavelmente o melhor do continente sul-americano.

Aliás, a superioridade dos tetracampeões da Copa Libertadores sobre o Boca Juniors se fez valer durante todo o ano, tanto é, que em 2018, tivemos cinco edições do Superclássico, e por incrível que pareça os Milionários não perderam nenhum destes dérbis. O primeiro deles, foi realizado em Mar del Plata, no dia 21 de janeiro, pelo Torneio de Verão (torneio de pré temporada). Na ocasião, o River Plate levou a melhor ao vencer os comandados de Guillermo Barros Schelotto pelo placar mínimo, graças ao gol do colombiano Rafael Santos Borré.

Gonzalo "Pity" Martínez foi o artilheiro do Superclássico ao longo do ano, com três gols marcados em cinco dérbis disputados.
Gonzalo “Pity” Martínez foi o artilheiro do Superclássico ao longo do ano com três gols marcados em cinco dérbis disputados.

Depois disso, River e Boca voltaram a se encontrar no dia 14 de março, desta vez em Mendoza, pela decisão da Supercopa da Argentina, competição que reúne o campeão da Superliga argentina e o campeão da Copa da Argentina. Para a surpresa de todos, o River Plate, que vivia um momento pior em relação ao Boca Juniors naquela época, acabou vencendo a decisão por 2 a 0, com gols de Gonzalo “Pity” Martínez e Ignacio Scocco, e com direito a uma atuação de gala do goleiro Franco Armani, considerado o melhor jogador da partida.

Já o terceiro Superclássico do ano, aconteceu somente no segundo semestre, em setembro para ser mais específico. O palco do clássico foi o estádio da Bambonera, casa do Boca Juniors, sendo que o jogo era válido pela 6ª rodada da Superliga da Argentina. Para a alegria de toda a nação colorada, e tristeza da torcida boquense, Marcelo Gallardo deu um verdadeiro nó tático em Guillermo Barros Schelotto, não à toa, o River Plate bateu o arquirrival novamente por 2 a 0, e detalhe, uma vez mais com tentos de “Pity” Martínez e Ignacio Scocco.

Guillermo Barros Schelotto não conquistou nenhuma vitória sobre Marcelo Gallardo em 2018. Para se ter uma ideia, o último triunfo do técnico do Boca diante do treinador do River, foi apenas em novembro de 2017, há um ano.
Guillermo Barros Schelotto não conquistou nenhuma vitória sobre Marcelo Gallardo em 2018. Para se ter uma ideia, o último triunfo do técnico do Boca diante do treinador do River, foi apenas em novembro de 2017 (2 x 1), há mais de um ano.

O quarto encontro entre os maiores clubes do futebol argentino em 2018, foi pela inédita final da Copa Libertadores da América, no mês passado. Por ter realizado uma campanha melhor durante a competição, o River Plate teve o privilégio de jogar a segunda e decisiva partida do torneio em seus domínios. Desta maneira, o jogo de ida foi realizado na Bambonera, e embora o Boca Juniors tenha ficado duas vezes em vantagem no marcador, ele não conseguiu segurar o ímpeto dos Milionários, que através dos gols de Carlos Izquierdoz (gol contra) e Lucas Pratto, regressaram à Núñez com o empate de 2 a 2 na bagagem.

Como citei a pouco, o quinto Superclássico deste ano seria disputado no Monumental de Núñez, mas devido ao apedrejamento do ônibus do Boca Juniors, ele foi transferido para o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. E como não poderia deixar de ser, o filme novamente se repetiu, dado que o River Plate sagrou-se tetracampeão continental, depois de empatar por 1 a 1 no tempo normal, e ganhar por 2 a 0 na prorrogação. Vale ressaltar, que os gols do título foram feitos por Lucas Pratto, Juan Quintero, e advinha quem? Ele mesmo, Pity Martínez!

Essa série de vitórias contra o Boca Juniors servirão de combustível para o River Plate lutar pela conquista do Torneio Mundial de Clubes da FIFA, competição essa, que teve início na tarde desta quarta-feira nos Emirados Árabes Unidos, com o triunfo do Al Ain sobre Team Wellington nos pênaltis. Vale ressaltar, que o Real Madrid, atual tricampeão europeu, vem oscilando bastante nesta temporada, ao contrário do time de Núñez, que está voando baixo. Por este motivo, muitos consideram que esta será a edição mais equilibrada do torneio na última década. Com ou sem o título mundial, uma coisa é certa, 2018 foi um ano inesquecível tanto para o River Plate quanto para Marcelo Gallardo.

Deixar um comentário

Menu