Barcelona x Real Madrid

A Espanha vai parar na tarde desta quarta-feira, já que o El Clásico, tradicional dérbi entre Barcelona x Real Madrid, terá mais um capítulo escrito em sua história, sendo desta vez, pelas semifinais da Copa do Rei. O confronto começa a partir das 18:00 (horário de Brasília), no estádio Camp Nou.

Barcelona

O Barcelona chega com a confiança totalmente em alta para disputar o segundo El Clásico da temporada, isso porque, nas quartas de final da Copa do Rei, o conjunto blaugrana conseguiu a façanha de eliminar o Sevilla do torneio após goleá-lo por 6 a 1 no estádio Camp Nou, lembrando que o Barça havia perdido o jogo de ida por 2 a 0 na Andaluzia, logo, os catalães precisavam vencer por três ou mais gols de diferença para avançar de fase.
Embora os pupilos de Ernesto Valverde tenham apenas empatado com o Valência (2 x 2) na rodada passada da La Liga, eles seguem na liderança isolada do campeonato com 50 pontos ganhos, contabilizando 15 vitórias, 5 empates e duas derrotas em 22 jogos, atingindo 75,8% de aproveitamento através desta ótima campanha.
Os jogadores Jasper Cillessen, Samuel Umtiti, Rafinha, Ousmane Dembélé e Lionel Messi estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Após sair de campo sentindo dores musculares na coxa no último domingo, Lionel Messi dificilmente enfrentará o Real Madrid. Curiosamente, o craque argentino também não disputou El Clásico anterior por conta de uma lesão.
Após sair de campo sentindo dores na coxa no último domingo, Lionel Messi dificilmente enfrentará o Real Madrid pela Copa do Rei. Curiosamente, o craque argentino também não disputou o El Clásico anterior por conta de uma lesão.

Real Madrid

Do outro lado, o Real Madrid desembarca na Catalunha extremamente motivado para encarar o seu maior rival no Camp Nou, afinal, os comandados de Santiago Solari venceram seus últimos cinco compromissos. Para se ter uma ideia, o último revés sofrido pelos merengues aconteceu somente no dia 16 de janeiro, quando eles perderam do Leganés (1 x 0) pelas oitavas de final da Copa do Rei. Por esta razão, é correto afirmar que os merengues vivem o seu melhor momento dentro da temporada.
Consequentemente, o Real Madrid subiu para a 3ª posição na tabela da La Liga com 42 pontos, dois atrás do vice-líder Atlético Madrid, colecionando o total de 13 vitórias, 3 empates e seis derrotas em 22 partidas realizadas, obtendo assim, 63,6% de aproveitamento na competição.
O departamento médico madridista, vetou a presença do zagueiro Jesús Vallejo, em decorrência de uma contusão. De resto, todo o elenco está à disposição do treinador Santiago Solari para disputar o El Clásico.

O treinador Santiago Solari enfrentará a sequência de jogos mais complicada desde que assumiu a equipe do Real Madrid, visto que os madridistas terão pela frente além do Barcelona, o Atlético Madrid, no sábado (09), e o Ajax, no dia 13, pela Champions League.
Santiago Solari enfrentará a sequência de jogos mais complicada desde que assumiu a equipe do Real Madrid, visto que os madridistas terão pela frente além do Barcelona, o Atlético Madrid (09) e o Ajax (13), respectivamente.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que o El Clásico já foi disputado 239 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Real Madrid que soma 95 vitórias mediante 94 triunfos do Barcelona, ao passo que o empate prevaleceu em outras 50 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais espanhóis ocorreu em outubro do ano passado no estádio Camp Nou, em partida válida pela 10ª rodada da atual edição da La Liga. Na ocasião, o Barcelona goleou o Real Madrid por 5 a 1, com gols de Luis Suárez (3 gols), Philippe Coutinho e Arturo Vidal para os lados do Barça, à medida que Marcelo diminuiu a favor dos merengues. Este resultado determinou a queda do treinador Julen Lopetegui do comando do time madridista, após 135 dias de sua chegada ao Santiago Bernabéu.
Vale ressaltar ainda, que o Barcelona é o maior vencedor da Copa do Rei com 30 taças no currículo, seguido de perto pelo Athletic Bilbao, que acumula 24 troféus, enquanto o Real Madrid faturou 19 canecos do torneio até aqui.

O último duelo entre Barcelona e Real Madrid pela Copa do Rei, foi em 2014, pela final da edição 2013/14 do torneio, e terminou com a vitória do time madrilenho por 2 a 1, em pleno Camp Nou.
O último duelo entre Barcelona e Real Madrid pela Copa do Rei, foi em 2014 pela final da edição 2013/14 do torneio, e terminou com a vitória do time madrilenho por 2 a 1 no estádio Mestalla, em Valência.

Escalações

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Lenglet, Piqué e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Arthur; Alenã, Suárez e Philippe Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde.

Real Madrid (4-3-3): Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Reguilón; Kroos, Casemiro e Modric; Bale, Benzema e Vinícius Júnior. Técnico: Santiago Solari.

Previsão

Apesar de Barcelona e Real Madrid não priorizarem a Copa do Rei, podemos esperar um clássico bastante agitado no estádio Camp Nou, pois a rivalidade existente entre os dois maiores clubes espanhóis é realmente fora do comum.
Consideramos o Barcelona, líder da La Liga e que segue em busca do pentacampeonato da Copa do Rei, como o grande favorito à vitória, pois além dos catalães atuarem em seus domínios, eles estão jogando um futebol melhor em relação aos madridistas nesta temporada, basta analisarmos o desempenho de ambos nas competições.
Enquanto isso, o Real Madrid está sedento para derrotar o Barça devido a humilhante derrota sofrida em sua última visita à Catalunha, derrota essa, que permanece viva na memória dos merengues. Como citei anteriormente, os atuais tricampeões europeus venceram seus últimos cinco jogos seguidos, algo que certamente servirá de combustível extra ao time da capital.
Palpite: Barcelona 2 x 1 Real Madrid.

 

 

Deixar um comentário

Menu