A batalha contra o rebaixamento – Parte II

Derrotado nos últimos cinco jogos, penúltimo colocado na Bundesliga, e eliminado da Copa da Alemanha, o Schalke 04 começa a ver o dramático filme do rebaixamento se repetir nesta temporada.

O prazo de, no máximo, 15 partidas dos treinadores do Schalke 04 no cargo, continua imperando no clube, pois assim como ocorreu no passado recente com Manuel Baum e Christian Gross, Frank Kramer foi demitido após a duríssima derrota por 5 a 1 dos Azuis Reais diante do Hoffenheim, que culminou com a precoce eliminação do conjunto de Gelsenkirchen na 2ª Fase da Copa da Alemanha, naquele que acabou sendo o 11º jogo de Kramer à frente da equipe.

Vale ressaltar, que não foi somente a queda na Copa da Alemanha que corroborou com a demissão de Frank Kramer, muito pelo contrário, o péssimo desempenho do Schalke 04 na temporada 2022/23 foi determinante para que o treinador de 50 anos de idade sucumbisse no cargo depois de quatro meses. Para se ter uma ideia, os gelsenkircheners ocupam a penúltima colocação na tabela da Bundesliga, somando míseros 6 pontos nas dez rodadas iniciais do torneio (1V-3D-6D).

Ademais, é importante salientar que o Schalke 04 saiu de campo derrotado em seus últimos CINCO compromissos, contabilizando 16 gols sofridos e apenas três marcados neste período. Logo, os Azuis Reais não vencem desde o triunfo mediante o lanterna Bochum (3 a 1), válido pela 6ª rodada da Bundesliga – lembrando que eles registravam somente um revés até aquele momento.

De qualquer maneira, se as coisas não vinham bem para Frank Kramer dentro de campo, o mesmo se passava fora das quatro linhas, sobretudo porque a liderança do treinador vinha sendo questionada por boa parte dos jogadores do Schalke 04. Deste modo, fica claro que o trabalho de Kramer estava realmente fadado ao fracasso no clube sete vezes campeão alemão.

No entanto, é incorreto atribuir toda a culpa da má fase do Schalke 04 ao técnico Frank Kramer, a julgar pela crítica saúde financeira do clube, prejudicada após algumas temporadas sem disputar a Champions League, e agravada no decorrer da pandemia também em função da perda de seu principal patrocinador devido a guerra envolvendo russos e ucranianos, o que resultou no rebaixamento dos gelsenkircheners depois de 33 anos seguidos na elite alemã.

Contudo, apesar do imediato regresso do Schalke 04 à Bundesliga, a escassez de recursos econômicos foi preponderante para a tímida participação do clube na última janela de transferências, prejudicando acima de tudo o trabalho do diretor esportivo, Peter Knabel, na montagem do plantel, e determinando a vinda de Frank Kramer para ocupar a vaga do interino Mike Buskens no comando técnico do time, afinal, tratava-se de um treinador barato.

Aliás, o comandante dos Azuis Reais na conquista da Bundesliga 2 dirigiu as atividades desta quarta-feira (19), e estará à beira do campo na partida contra o Hertha Berlin. Pois é, e apesar da diretoria afirmar que são nulas as chances de Mike Buskens ser efetivado, a verdade é que se ele repetir a performance de 7 vitórias e um empate que selaram o acesso do Schalke 04 na temporada anterior, as buscas por um novo treinador estarão encerradas em Gelsenkirchen. A ver!

Deixar um comentário

Menu