Embora campeão da FA Cup, o técnico Erik ten Hag saiu de férias sem saber se voltaria ao Old Trafford para iniciar o seu terceiro ano de trabalho no Manchester United, dada a decepcionante temporada do clube que terminou a Premier League na oitava colocação da tabela.
Por sinal, os rumores sobre a possível saída de Erik ten Hag aumentaram ainda mais em razão da dança das cadeiras de treinadores protagonizada pelos grandes clubes do futebol europeu após o desfecho da temporada 2023-24, lembrando que Liverpool, Chelsea, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Milan, Juventus, Napoli e Barcelona trocaram de técnicos neste meio de ano.
Além disso, um novo grupo administrativo, liderado pelo magnata Jim Ratcliffe, passou a gerir o Manchester United, o que significa que a gestão anterior que contratou Erik ten Hag já não coordenaria mais o departamento de futebol do clube. Ainda assim, o treinador holandês não apenas foi mantido no cargo, como ainda teve o vínculo contratual, cuja validade era até junho de 2025, estendido por mais um ano.
Erik ten Hag coleciona 66 vitórias, 17 empates, 31 derrotas e dois títulos, em 114 jogos no comando do Manchester United.
A princípio, apesar da acentuada queda de rendimento dos Red Devils na segunda temporada sob o comando de Erik ten Hag, a nova cúpula diretiva do clube do norte da Inglaterra deu um voto de confiança ao ex-técnico do Ajax, decisão esta, que se mostrou certa no momento, afinal, trata-se do melhor treinador do Manchester United na era pós-Alex Ferguson, sobretudo por ter implementado uma identidade de jogo ao time.
Ademais, é importante destacar que o excessivo quadro de lesões, especialmente envolvendo o setor defensivo, contribuiu para a temporada aquém das expectativas do Manchester United, a julgar que Erik ten Hag foi obrigado a repatriar o veterano Jonny Evans, que não vestia a camisa da equipe desde 2015, além de, por vezes, escalar o volante Casemiro adaptado como zagueiro.
Temporada 2022-23 | Temporada 2023-24 | |
Premier League | 3º lugar (75 pontos) | 8º lugar (60 pontos) |
Continental | Quartas UEL | Grupos UCL |
FA Cup | Vice | Campeão |
Copa da Liga | Campeão | 4ª Fase |
No entanto, deixando o passado para trás, o principal objetivo de Erik ten Hag na próxima temporada será conduzir o Manchester United novamente à Champions League, o que se subentende que a briga dos Red Devils não será contra Manchester City, Arsenal e Liverpool pelo título inglês, mas sim frente Aston Villa, Chelsea, Newcastle e Tottenham por uma vaga no G-5 da Premier League.
Por este motivo, uma nova reformulação — a enésima dos últimos anos — teve início pelos lados do Old Trafford, vide as saídas de Mason Greenwood, Donny van de Beek, Raphael Varane e Anthony Martial. Vale ressaltar ainda, que o Manchester United aguarda propostas por Aaron Wan-Bissaka, Casemiro, Christian Eriksen, e também não descarta a possibilidade de negociar o capitão Bruno Fernandes, além do brasileiro Antony.
A ideia do Manchester United é rejuvenescer o elenco visando tanto o médio quanto o longo prazo. À vista disso, os Red Devils desembolsaram mais de 100 milhões de euros para contratar Leny Yoro (18) e Joshua Zirkzee (23), junto a Lille e Bologna, respectivamente. Em outras palavras, dois ativos de alto potencial para o futuro, que já participam da pré-temporada.
Leny Yoro: “O Manchester United é o maior clube do mundo. Para mim, era um sonho jogar neste clube!”. pic.twitter.com/RIHqd9O1jT
— Curiosidades PL (@CuriosidadesPRL) July 22, 2024
Curiosamente, Leny Yoro desembarca em solo inglês colecionando somente 69 jogos como atleta profissional, sendo 44 deles realizados na última temporada. Considerado um talento geracional, o novato zagueiro de 18 anos de idade estava na mira do Real Madrid, porém a intenção do clube espanhol era contratá-lo sem custos em 2025. Deste modo, o Manchester United acabou vencendo a fortíssima concorrência dos atuais campeões europeus.
Em contrapartida, o Manchester United ainda planeja trazer dois zagueiros a fim de evitar que o filme da temporada passada se repita. Os nomes indicados por Erik ten Hag são Matthijs de Ligt, seu ex-jogador nos tempos de Ajax, e Jarrad Branthwaite, do Everton, que já sinalizou que não o negociará nesta janela de transferências ao ter rejeitado duas ofertas dos Red Devils.
Seja como for, a prioridade em reforçar a defesa faz sentido ao time que foi vazado o total de 85 vezes na temporada 2023-24, a pior em termos de gols sofridos do Manchester United desde o final da década de 1970. Inclusive, fica evidente que o plano de Erik ten Hag é ter o mínimo de seis zagueiros no plantel que já dispõe de Lisandro Martínez, Harry Maguire, Victor Lindelof, Jonny Evans, além do recém-contratado Leny Yoro.
O Bayern de Munique rejeitou uma oferta do Manchester United de 35 milhões de euros por Matthijs de Ligt. O clube alemão quer 50 milhões de libras pelo zagueiro. As negociações seguem!
— Manchester United Brasil (@ManUtdBR) July 22, 2024
[@cfbayern] pic.twitter.com/24hqYUFUXS
No ataque, a chegada de Joshua Zirkzee é garantia de gols e maior dinamismo ao setor ofensivo do Manchester United, haja vista os 11 gols e 4 assistências do atacante holandês em 34 partidas pela edição anterior da Serie A. Não à toa, ele foi uma das principais peças do surpreendente Bologna, de Thiago Motta, que disputará a Champions League nessa temporada.
Outro reforço apresentado pelo Manchester United é Jadon Sancho, que fez as pazes com Erik ten Hag depois do desentendimento entre ambos que resultou no empréstimo do ponta-esquerda inglês ao Borussia Dortmund no início do ano. Ao lado de Joshua Zirkzee, Alejandro Garnacho, Marcus Rashford, Mason Mount, Amad Diallo, Antony e Rasmus Hojlund, certamente o camisa 25 será mais uma excelente opção ao qualificado setor ofensivo da equipe.
Por fim, os Red Devils ainda buscam a contratação de um volante, tendo Manuel Ugarte e Youssouf Fofana como favoritos na lista de pretendentes, para fechar o grupo que estreará oficialmente na temporada 2024-25 decidindo o título da Supercopa da Inglaterra contra o Manchester City, que nada mais é do que reedição da última final da FA Cup no mesmo estádio Wembley.
De qualquer maneira, é a compra de Sofyan Amrabat — autor de 30 jogos durante o seu recente período de empréstimo ao Manchester United — que se mostra mais próxima da realidade ao clube que opera com um orçamento limitado depois das extravagâncias cometidas nos últimos anos.