Barcelona já colhe os frutos do bom início de Hansi Flick

Cinco jogos, cinco vitórias, o melhor ataque e a liderança da LaLiga. Se alguém ainda imagina que o Real Madrid irá sobrar nesta temporada do futebol espanhol, o início avassalador do Barcelona está aí pra comprovar que não.

Os dez pontos que separaram o campeão da edição anterior da LaLiga, Real Madrid, do então vice-colocado Barcelona, geraram baixas expectativas nos torcedores blaugranas em relação ao desempenho dos catalães na temporada 2024-25, sobretudo porque um novo ciclo se iniciou no Camp Nou em meio a saída de Xavi Hernández e a chegada de Hansi Flick, à medida que Carlo Ancelotti seguiu dando continuidade ao bem-sucedido projeto madridista.

No entanto, por mais que estejamos somente no começo da nova temporada da LaLiga — onde pouco mais de 13% dos jogos foram realizados —, já é possível afirmar com total convicção que o Barcelona brigará com o Real Madrid pelo título espanhol, haja vista a surpreendente evolução do melhor time do campeonato na atualidade, sob o comando de Hansi Flick.

A propósito, é importante destacar que o Barcelona contratou apenas Dani Olmo nesta janela de meio de ano, o que significa que Hansi Flick herdou o mesmo time do antecessor Xavi Hernández, com exceção ao meia Ilkay Gundogan que retornou ao Manchester City. Deste modo, a realidade é que os jogadores assimilaram rapidamente a filosofia de jogo do treinador alemão, assim como ocorreu em seu início à frente do Bayern de Munique em 2019.

Na ocasião, o treinador de 59 anos de idade assumiu o Bayern em meados de novembro, ou seja, na metade da temporada em que o conjunto bávaro vivia uma enorme crise que resultou na queda do técnico Niko Kovac. Contudo, a situação mudou completamente sob a liderança do auxiliar Hansi Flick, a julgar pelas quatro vitórias nos quatro primeiros compromissos, compostas por 16 gols marcados e nenhum sofrido — lembrando que o Borussia Dortmund foi uma das vítimas neste período ao perder por 4 a 0.

No final das contas, Hansi Flick se eternizou no Bayern de Munique ao faturar a sêxtupla coroa através de um futebol ofensivo e dinâmico, marcado dentre outras coisas, pela sonora goleada por 8 a 2 sobre o Barcelona — com Lionel Messi e Luis Suárez — pelas quartas-de-final da Champions League na pandêmica temporada 2019-20. Posteriormente, os alemães ainda eliminariam Lyon e PSG nas fases seguintes para erguer a orelhuda pela sexta vez na história.

Logo, depois de uma decepcionante passagem pela seleção alemã, Hansi Flick retomou o sucesso no Barcelona, especialmente ao potencializar o futebol de cada uma das suas peças, vide o exemplo de Rafinha, que vem revivendo a ótima fase dos tempos de Leeds United, inclusive atuando como meia centralizado nos momentos que divide terreno com Ferran Torres.

Ainda de acordo com alguns setoristas, o progresso dos blaugranas deve-se, principalmente, ao fato do desenvolvimento na parte física dos atletas, decorrente dos métodos de treinamentos de Hansi Flick que, ao contrário de Xavi Hernández, prioriza atributos como condicionamento e força. À vista disso, os catalães passaram a ser mais combativos em comparação a temporada passada.

Não à toa, o Barcelona, que foi goleado pelo Girona tanto no turno quanto no returno da LaLiga na última temporada, o derrotou por 4 a 1 em pleno Estadi Montilivi no primeiro reencontro entre eles desde então. Em outras palavras, um resultado que comprova a melhora por parte do Barça, apesar da notória queda de rendimento dos Blanquivermells.

Consequentemente, além de liderar a tabela da LaLiga sendo a única equipe com 100% de aproveitamento na competição, o Barcelona balançou as redes o montante de 17 vezes, registrando uma média superior a três tentos por partida. Por sinal, sete jogadores diferentes já marcaram ao longo dos cinco jogos disputados até aqui na temporada, de tal modo que Robert Lewandowski, artilheiro de Hansi Flick no Bayern, segue como principal goleador com 4 gols.

Diante deste cenário, a lesão muscular sofrida por Dani Olmo na partida contra o Girona não preocupa tanto o Barcelona, afinal, os comandados de Hansi Flick conquistaram as primeiras vitórias na LaLiga sobre Valencia e Athletic Bilbao, ambas por 2 a 1, sem a presença do meia da seleção espanhola. Além disso, Gavi já está treinando com o restante do elenco após quase 10 meses ausente, e se o desempenho pós-contusão dele for tão bom quanto o de Pedri, certamente o nível do Barça aumentará ainda mais.

Por fim, vale ressaltar que as ascensões da dupla de volantes formada por Marc Casadó e Marc Bernal, bem como a do lateral-esquerdo Gerard Martín, sinalizam o ótimo trabalho desenvolvido por Hansi Flick junto a LaMasia, isto é, algo fundamental para qualquer treinador que vislumbra o sucesso no clube catalão.

Sob todos estes aspectos, fica evidente que Hansi Flick começou da melhor forma possível a sua trajetória por, e pelo, Barcelona.

Deixar um comentário

Menu