A primeira edição da Liga das Nações da UEFA conhecerá o campeão na tarde deste domingo, visto que Portugal e Holanda decidirão o título do torneio no estádio do Dragão, lembrando que a final começa a partir das 15:45 (horário de Brasília).
Portugal
Como não poderia deixar de ser, o grande responsável por Portugal estar na final da Liga das Nações da UEFA, é o craque Cristiano Ronaldo, isso porque o camisa 7 foi autor de um hat-trick no confronto diante da Suíça, pelas semifinais da competição. Quando a partida já se encaminhava para a prorrogação, o jogador da Juventus arrancou dois coelhos da cartola, marcando o segundo e o terceiro gol dos portugueses nos 43 e 45 minutos da segunda etapa, respectivamente, garantindo assim, o triunfo da seleção lusitana.
No entanto, os atuais campeões europeus disputaram a fase de grupos do torneio sem contar com Cristiano Ronaldo, uma prova de que o conjunto português é muito forte mesmo sem a presença de seu maior astro. Aliás, esta nova geração de atletas lusitanos é composta por diversos jogadores talentosos, como são os casos de Bruno Fernandes, João Félix, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, e principalmente, Bernardo Silva, que realizou uma excelente temporada pelo Manchester City, faturando a tríplice coroa inglesa pela equipe comandada por Pep Guardiola.
Holanda
Do outro lado, a Holanda entrará em campo extremamente motivada para encaras os portugueses, afinal, os pupilos de Ronald Koeman definitivamente retomaram o caminho das vitórias no mundo da bola.
Depois de ficarem de fora tanto da Eurocopa 2016 quanto da Copa do Mundo de 2018, os holandeses passaram por um duro processo de reformulação, uma vez que a brilhante geração liderada pelos craques Arjen Robben, Wesley Sneijder, Dirk Kuyt e Robbie van Persie saiu de cena, dando lugar aos novatos Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Donny van de Beek e Virgil van Dijk. Com eles, a Laranja Mecânica deu a volta por cima, tanto é, que na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, a Holanda deixou para trás as seleções de França e Alemanha, ou seja, as últimas duas campeãs mundiais. Posteriormente, nas semifinais, a Oranje despachou a Inglaterra (3 x 1) graças ao gol contra de Kyle Walker, além de outro tento de Quincy Promes, ambos marcados apenas na prorrogação, já que a partida terminou empatada por 1 a 1 no tempo normal.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 13 vezes ao longo da história, e a vantagem é de Portugal que contabiliza sete vitórias mediante dois triunfos da Holanda, ao passo que o empate prevaleceu em outras quatro oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa realizada no ano passado, em Genebra. Na ocasião, a Holanda bateu Portugal por 3 a 0, com gols de Memphis Depay, Ryan Babel e Virgin van Dijk. Entretanto, o último duelo entre eles válido por um torneio oficial, terminou com a vitória dos portugueses sobre os holandeses por 2 a 1, pela fase de grupos da Eurocopa 2012, que foi disputada na Ucrânia.
Curiosamente, a seleção de Portugal batalha para conquistar o seu segundo título continental nos últimos três anos, dado que os portugueses venceram a Eurocopa da França, em 2016. Enquanto isso, a Holanda não ergueu nenhum caneco desde que ganhou a Eurocopa em 1988 na Alemanha, um tabu que completará 31 anos no próximo dia 25.
Escalações
Portugal (4-4-2): Rui Patrício; Semedo, Rúben Dias, Pepe e Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e João Félix. Técnico: Fernando Santos.
Holanda (4-3-3): Cillessen; Dumfries, de Ligt, van Dijk e Blind; de Jong, van de Beek e Wijnaldum; Promes, Memphis Depay e Bergwijn. Técnico: Ronald Koeman.
Previsão
Embora a Liga das Nações da UEFA não garanta uma vaga à próxima edição da Eurocopa no ano que vem, o torneio acabou sendo mais empolgante do que os modorrentos amistosos que eram realizados no período pós Copa. Além disso, a premiação de R$ 46 milhões, é outro fator que motiva bastante as seleções finalistas da competição.
O fato de Portugal disputar a final diante de sua torcida, no estádio do Dragão, o coloca como franco favorito ao título do torneio continental. Vale ressaltar também, que os portugueses tiveram a oportunidade de jogar a semifinal na quarta-feira, ao contrário dos holandeses, que estiveram em campo um dia depois, isto é, na quinta feira. Para piorar ainda mais a situação, a Holanda enfrentou uma desgastante prorrogação, portanto é evidente que os atuais campeões europeus estarão com melhores condições físicas. Outro detalhe interessante desta decisão, será ver o duelo entre Cristiano Ronaldo e Virgil van Dijk, dois grandes nomes do futebol mundial em suas respectivas posições.
Palpite: Portugal 1 x 0 Holanda