Líder da LaLiga, a Real Sociedad figura como uma das principais postulantes a conquista do título espanhol nesta temporada

Após desbancar o seu maior rival na histórica final basca da Copa do Rei 2019/20, a imparável Real Sociedad, de Imanol Alguacil, segue firme a sua caminhada rumo ao título espanhol.

O revés por 4 a 2 diante do Barcelona pela rodada inicial da LaLiga 2021/22, deixou a impressão de que a Real Sociedad teria uma difícil temporada pela frente. No entanto, esta tese caiu por terra nas três partidas seguintes dos comandados de Imanol Alguacil na competição, quando eles derrotaram as equipes de Rayo Vallecano (1 a 0), Levante (1 a 0) e Cádiz (2 a 0), respectivamente, e consequentemente saltaram para as primeiras posições na tabela do torneio.

Aliás, é importante salientar que a derrota frente o Barcelona foi a única sofrida pela Real Sociedad até aqui na temporada 2021/22, o que reforça a tese de que a queda do txuriurdin no Camp Nou acabou sendo realmente um acidente de percurso, sobretudo porque naquela oportunidade os bascos jogaram o seu pior primeiro tempo sob a batuta de Imanol Alguacil, lembrando que os catalães abriram uma vantagem de 3 a 0 no placar ainda na etapa inicial do jogo.

Desta maneira, o conjunto de San Sebastián ostenta uma incrível marca de DEZESSEIS jogos seguidos sem derrotas, colecionando nove vitórias e sete empates neste período. Por sinal, a Real Sociedad está a somente dois jogos de igualar a sua melhor marca de invencibilidade no século XXI, que pertence ao time dirigido por Raynald Denoueix na temporada 2002/03.

Logo, fica evidente porque a Real Sociedad segue na ponta da tabela da LaLiga com 28 pontos em 13 jogos, e na vice-posição do grupo B da Europa League com seis pontos ganhos. Ainda assim, Imanol Alguacil não se surpreende com estes números, tendo em vista que a Erreala, quinta colocada na edição anterior da liga espanhola, somava um ponto a menos até a 13ª rodada da competição.

Mas apesar da prudência de Imanol Alguacil, alguns aspectos apontam que a Real Sociedad apresenta totais condições de erguer o caneco espanhol. A começar pelos problemas de lesões, que embora persistam – haja vista a atual lista de contundidos do clube composta por Nacho Monreal, Asier Illarramendi, Jon Guridi, Mikel Oyarzabal, Ander Barrenetxea e Carlos Fernández -, não influenciam mais no rendimento da equipe devido ao ótimo trabalho de Alguacil.

A propósito, a evolução da Real Sociedad desde a chegada de Imanol Alguacil ao comando técnico do time é, certamente, o principal fator que coloca o txuriurdin como um dos grandes favoritos ao título espanhol nesta temporada. Além dele, Xabi Alonso, treinador da Real Sociedad B, também merece destaque, visto que doze dos 26 atletas que compõe o elenco da Erreala foram formados em Zubieta, dentre eles, Asier Illarramendi, Martín Zubimendi e Mikel Oyarzabal.

Não obstante, encontra-se o diretor de futebol Roberto Olabe, afinal, foi ele o responsável pelas vindas de Imanol Alguacil para comandar a equipe principal da Real Sociedad, e de Xabi Alonso para liderar o time B, que vem servindo como uma espécie de laboratório ao ex-jogador de Liverpool, Real Madrid e Bayern. Em última análise, a conquista da Copa do Rey há sete meses é mais uma prova de que a “realeza” que domina o futebol espanhol no momento, não é a da capital!

Deixar um comentário

Menu