Cada vez mais próxima da Champions League

Sem disputar a Champions League desde a temporada 2013-14, a Real Sociedad vê seu retorno cada vez mais próximo ao torneio continental, haja vista a excelente campanha do time terceiro colocado da LaLiga, que após a vitória por 3 a 1 no clássico diante do Athletic Bilbao, abriu SETE pontos de vantagem em relação a Atlético de Madrid, Villarreal e Betis, todos empatados na quarta posição do campeonato.

Mas embora situada no terceiro posto da tabela da LaLiga, a Real Sociedad é, certamente, a equipe que apresenta o futebol mais envolvente da competição através de seu estilo de jogo ofensivo, dominante e baseado na posse de bola, o que só se tornou funcional em virtude da alta qualidade técnica de seus jogadores além, é claro, do ótimo trabalho realizado pelo treinador Imanol Alguacil.

Desde dezembro de 2018 no cargo, Imanol Alguacil venceu um título da Copa do Rei (2019-20) e bateu recordes inimagináveis neste período, como o de igualar a marca do lendário Alberto Ormaetxea, ao obter a centésima vitória à frente da Erreala depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Mallorca, pelas oitavas-de-final da Copa do Rei. Portanto, fica evidente porque o ex-jogador e atual treinador da Real Sociedad ganhou status de ídolo no clube de San Sebastián.

Pois é, e vale ressaltar que o Txuri-Urdin perdeu ninguém menos do que Alexander Isak no início da temporada, ao negociá-lo junto ao Newscastle pelo montante 70 milhões de euros, o que poderia comprometer seriamente a performance ofensiva do time se não fossem as boas atuações do substituto Alexander Sorloth, autor de 11 gols e duas assistências em 22 jogos disputados com a camisa da Real Sociedad, além de seu companheiro de ataque Takefusa Kubo, o “Messi japonês”.

Apesar de não seguir a mesma política do rival Athletic Bilbao, cujo plantel é constituído apenas por atletas bascos, a Real Sociedad também desenvolve um sublime trabalho nas categorias de base. Não à toa, quinze dos 26 jogadores que compõe o elenco da Erreala foram formados no clube, dentre os quais se destaca o atacante da seleção espanhola, Mikel Oyarzabal.

Ademais, outra peça-chave da Real Sociedad é o meia David Silva, que segue brilhando no auge de seus 37 anos de idade. A propósito, caso o ex-jogador do Manchester City não tivesse se machucado na temporada passada, provavelmente os pupilos de Imanol Alguacil teriam tido um desempenho melhor do que a sexta colocação da edição anterior da LaLiga, lembrando que naquela oportunidade o craque espanhol esteve ausente em 12 partidas devido a lesões musculares.

Ainda assim, é fato que os bascos não brigarão com Barcelona e Real Madrid pelo título da LaLiga. Entretanto, a vaga no G-4 que por pouco não veio nos últimos três anos em virtude dos sextos lugares em 2020 e 2022, e da quinta posição em 2021, está bastante próxima da Real Sociedad nesta temporada, tanto é, que o site FiveThirtyEight a coloca com 65% de chances de se classificar à Champions League. Ou seja, nada mais justo a um dos clubes mais consistentes e bem administrados do futebol espanhol na atualidade.

Deixar um comentário

Menu